O preparo docente frente às questões multiculturais na sala de aula: perspectivas de professores de língua portuguesa

Joane Marieli Pereira Caetano, Milene Vargas da Silva Batista, Eliana Crispim França Luquetti

Resumo


Este estudo tematiza a formação docente do professor de Língua
Portuguesa diante de um contexto escolar cada vez mais dinâmico, tornando
evidente a realidade multicultural brasileira, que produz efeitos na língua, na medida em que se verificam diversificadas formas de se falar o “português”. Partiu-se, assim, da seguinte questão-problema: Até que ponto os professores de língua portuguesa sentem-se preparados para lidar com o multiculturalismo durante sua prática docente em sala de aula? Como objetivo geral, pretende-se analisar a formação dos profissionais de língua portuguesa quanto ao preparo para lidar com o contexto multicultural presente na sala de aula. Realiza-se uma pesquisa bibliográfica através da qual se pode explorar os conceitos acima mencionados com autores que abordam as temáticas e mostram a visão que a escola tem em relação ao ensino da língua portuguesa e suas variedades linguísticas. Metodologicamente, aplicou-se também uma pesquisa de campo com 11 docentes, a fim de observar como a formação destes tem influências em suas práticas pedagógicas para lidar com ocontexto multicultural das salas de aulas. Conclui-se que, por intermédio desta pesquisa, foi possível identificar as dificuldades enfrentadas por estes profissionais ao lidar com a questão do multiculturalismo.
Palavras-chave: Multiculturalismo. Formação docente. Ensino de português.

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