A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Clodoaldo Sanches Fofano, Eliana Crispim França Luquetti, Nelia da Fonseca Pinto Ferreira, Erica Brites da Silva Fofano

Resumo


Este artigo apresenta como objetivo geral discutir a promoção da Saúde Mental de alunos deficientes no ambiente escolar por meio da inclusão, a fim de garantir a educação para todos. A Saúde Mental está relacionada com o cuidado humano, garantia do seu bem-estar diante dos enfrentamentos da vida. Tal prática deve ser trabalhada também no ambiente escolar, como espaço inclusivo de promoção de cuidados e acolhimentos de todos alunos com deficiência, uma vez que a escola se torna o principal ambiente de acesso de crianças, adolescentes e jovens. A metodologia empregada neste estudo quanto à abordagem do problema foi pesquisa qualitativa e quanto ao ponto de vista dos objetivos bibliográfica, documental e dedutiva com a utilização de fontes teóricas que contribuem para as discussões propostas. Diante do exposto, infere-se que incluir diferentes tipos de sujeitos no ambiente escolar, por intermédio da Educação Especial, é se comprometer com o cuidado humano deste estudante, de forma que promova o bem-estar dele e garantia de educação de qualidade, como direito de igualdade. Desse modo, dificilmente os alunos com deficiência serão afetados com baixo rendimento, pouca frequência e evasão escolar.


Texto completo:

Sem título

Referências


AINSCOW, M. Understanding the development of inclusive schools. London: Falmer Press. 1999.

BAPTISTA, J. A. O sucesso de todos na escola inclusiva. In: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Ed.). Uma educação inclusiva a partir da escola que temos. Lisboa: Ministério da Educação. 1999. p.123-132.

BRANDÃO, M. T.; FERREIRA, M. Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 19, n. 4, p. 487-502, Dec. 2013. Disponível em: . Acesso em 21/01/2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

______. Lei Brasileira de Inclusão, Lei nº 13.146. Brasília, 2015. Disponível em: . Acesso em: 29/01/2021.

COUTINHO, M. T. B. Percepções dos pais e dos profissionais sobre as necessidades e expectativas das crianças com necessidades especiais. In: FONTAINE, A. (Ed.). Parceria família - escola e desenvolvimento da criança. Porto. Edições ASA. 2000. p.277-302.

ESTANISLAU, G.; BRESSAN, R. (Orgs.). Saúde mental na escola. Porto Alegre: Artmed, 2014.

GLAT, R.; BLANCO, L. de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (Org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Sete Lettras, 2011.

HARPER, B. et al. Cuidado, Escola! Desigualdade, domesticação e algumas saídas. 22. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.

HERRMAN, H.; SAXENA, S.; MOODIE, R. (Orgs.). Promoting Mental Health: concepts, emerging evidence, practice. Geneva, CH: World Health Organization, 2004. Disponível em: . Acesso em: 29/01/2021.

LIEBERMAN, L. M. Preservar a Educação Especial... Para aqueles que dela necessitam. In: CORREIA, L. de M. (Orgs.). Educação Especial e Inclusão: quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo. Porto: Porto Editora, 2003. p. 89-107.

LÓPEZ, J. L. Facilitadores de la inclusión. Revista Educación Inclusiva, v. 5; n.1, p.175-187 – 2012. Disponível em: < encurtador.com.br/iyISX>. Acesso em: 31/01/2021.

MANJÓN, D. G. Adaptaciones curriculares: guía para su elaboración. Granada: Aljibe, 1995.

MORATO, P. Mais ética, menos estética. Contributo para uma cultura da inclusão. Revista de Educação Especial e Reabilitação, v.10, n.1, p.7-11, 2003. Disponível em: . Acesso em: 29/01/2021.

ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

UNESCO. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994.

WHO. Strengthening mental health promotion. Geneva, CH: World Health Organization, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: