UP! Altas Aventuras: uma Reflexão sobre a Solidão na Velhice e Possibilidades de Enfrentamento

Laura Cabral Nunes, Mônica Giraldo Hortegas

Resumo


O envelhecimento é um processo natural da existência que traz muitas modificações no organismo. O avanço da ciência trouxe maior tempo e qualidade de vida para o idoso, mas é difícil viver com uma ativa participação social, boa saúde mental e aceitação de si mesmo. A solidão é uma das principais queixas na senescência; muitas vezes não são doenças físicas que acometem o idoso e sim questões emocionais ocasionadas pela solidão. Atividades em grupo, a presença da família e a convivência intergeracional são formas de diminuir este sentimento e isolamento. O filme Up! Altas Aventuras somado a reflexões teóricas no âmbito da psicogerontologia, traz a evolução dos personagens mostrando que nunca é tarde para mudar seus pensamentos, superar desafios e mudar de vida.

 

Palavras-chave: Psicogerontologia; qualidade de vida; relações intergeracionais; solidão; velhice.


Texto completo:

Sem título

Referências


AJZEN, Claudia. Opinião: Solidão na velhice. 2019 Disponível em: https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/3898-solidao-na-velhice Acesso em: 27 de outubro de 2020.

AZEREDO, Zaida de Aguiar Sá; AFONSO, Maria Alcina Neto. Solidão na perspectiva do idoso. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, n 2. v. 19. 2016.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.

FALCÃO, Deusivania Vieira da Silva; CACBIONI, Meire; YASSUDA, Mônica Sanches. Contribuições da Psicologia à Gerontologia: reflexões sobre ensino, pesquisa e extensão. Revista Kairós, São Paulo, Caderno Temático 4, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/2527/1611 Acesso em: 11 de novembro de 2020

FUMEGALLI, Ana. Taxa de suicídio entre idosos cresce e prevenção é o melhor caminho. 2019 Disponível em: https://saude.rs.gov.br/taxa-de-suicidio-entre-idosos-cresce-e-prevencao-e-o-melhor-caminho Acesso em: 19 de novembro de 2020

MENDES, Juliana Lindonor Vieira; SILVA, Sara Cardoso da; SILVA, Gabriel Rumão da; SANTOS, Naiara Agostini Rodrigues dos. O Aumento da População Idosa no Brasil e o Envelhecimento nas Últimas Décadas: Uma Revisão da Literatura. Revista Educação, Meio Ambiente e Saúde, n 1. v.8. 2018.

NASCIMENTO, Luiza Tomé do; SILVA, Joel Lima da; MARTINHO, Yago Porfirio; EULÁLIO, Maria do Carmo. Promoção de Bem-estar nas RelaçõesIntergeracionais: “Up - Altas Aventuras” e “Viva - A vida é uma festa”. Anais VI CIEH, Campina Grande: Realize Editora, 2019 Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cieh/2019/TRABALHO_EV125_MD1_SA9_ID1216_10062019164023.pdf Acesso em: 22 de setembro de 2020

UP – Altas Aventuras. Direção: Pete Docter. Estados Unidos: Pixar Animation Studios, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: