Do Livro para as Telas: a utilização de filmes como ferramenta pedagógica

Ana Lucia Lima da Costa Schmidt, Anna Carolina Monteiro

Resumo


Da mesma maneira que a literatura foi a expressão artística de maior repercussão nos séculos XIX e XX, o cinema desponta hoje como a arte universal, aquela que agrega o maior número de interessados. Nesse sentido, o estudo comparado e intersemiótico entre essas duas expressões permite uma análise da extraordinária contribuição que uma arte traz à outra. Além disso, é preciso agregar à análise, tanto de uma arte quanto de outra, a contribuição e a relação que o contexto histórico e os conhecimentos historiográficos proporcionam na produção e recepção da obra, acreditando que é na sua produção cultural que um povo se reconhece e, se reconhecendo, pode se transformar. Então, esta pesquisa sugere a utilização do cinema como ferramenta pedagógica para o entendimento da literatura e da história em seu

sentido mais abrangente.

 

Palavras chave: literatura – cinema – história – relações intersemióticas


Texto completo:

Sem título

Referências


BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema? São Paulo: Brasiliense, 1985.

BLUESTONE, George. Novels into Film. Berkeley, University of Califórnia Press, 1973.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011

JAUSS, Hans Robert. O prazer estético e as experiências fundamentais da Poiesis, Aithesis e Katharsis. In: A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Seleção, coordenação e tradução de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

_____. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

KLEIMAN, A. e MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1992.

MELLO, Cristina. O ensino da literatura e a problemática dos gêneros literários no Brasil. Coimbra: Almedina, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: