A Autonomia da Mulher Contemporânea e as Novas Configurações de Relacionamentos

Eduardo Ferreira do Amaral Filho, Natalia Alberoni Bastos, Gigliane de Azevedo Machado Fravoline

Resumo


O principal objetivo deste artigo é elucidar como a independência econômica e sexual da mulher tem proporcionado novas configurações de relacionamentos, abordando ainda o papel do autoconhecimento nesse momento de emancipação feminina. Para isto, objetivou-se abordar a independência econômica e sexual da mulher relacionando-as; situar o lugar da mulher nas novas configurações de relacionamentos, apontando ainda as possíveis contribuições da Psicologia para constituição desse novo lugar; e por fim, apontar as possíveis influências da independência feminina para o lugar da mulher contemporânea em seus relacionamentos. A metodologia utilizada neste artigo é a revisão bibliográfica, resultado de uma pesquisa de autores clássicos e de novos artigos sobre o tema para uma melhor compreensão e elucidação dos conceitos aqui abordados. O presente artigo aborda a relação entre as formas de independência – sexual e econômica – da mulher na atual sociedade, assim como analisa as possíveis contribuições da psicologia para o lugar da mulher autônoma nas novas configurações de relacionamento, e por fim aponta as possíveis influências dessa emancipação nas escolhas de relacionamentos dessas mulheres autônomas. Considera-se necessário lembrar a importância do autoconhecimento para a conquista da emancipação feminina e que todas as mudanças sociais só têm sido possíveis porque as mulheres estão se movimentando em direção à sua autonomia.

 

Palavras-chaves: Emancipação feminina; autonomia; autoconhecimento; novos relacionamentos.   


Texto completo:

Sem título

Referências


BEAUVOIR, S. de. O segundo sexo: a experiência vivida, volume 2/ Simone de Beauvoir; tradução Sérgio Milliet. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

BUTLER, J. P. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade /Judith Butler; tradução de Renato Aguiar – 16º ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

DESPENTES, V. Teoria King Kong / Virginie Despentes; tradução Marcia Bechara. – São Paulo: n-1 edições, 2016.

ENSLER, E. Os monólogos da vagina/ Eve Ensler; tradução Ana Guadalupe. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Globo livros, 2018.

GIKOVATE, F. Ensaios sobre o amor e a solidão. MG Editores, 2005.

GONÇALVES, E. et al. Vidas no singular: noções sobre" mulheres sós" no Brasil contemporâneo. 2007.

KOLLONTAI, A. A nova mulher e moral sexual / Alexandra Kolontai. – 2. Ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2011.

KOLTUV, B. B. O Livro de Lilith: o resgate do lado sombrio do feminino universal. São Paulo: Cultrix, 2017. – (Coleção biblioteca psicologia e mito)

LESSA, J. M. Solidão e Liberdade. 2ª Ed. Rio de Janeiro: SAEP Ed., 2003.

Lins, R. N. A cama na varanda: arejando nossas ideias a respeito de amor e sexo / Regina Navarro Lins. – [12ª Ed.] – Rio de Janeiro: Best Seller, 2019.

______. Na cabeceira da cama / Regina Navarro Lins – Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

______. Novas Formas de Amar / Regina Navarro Lins – São Paulo: Planeta do Brasil, 2017.

LINS,R.;BRAGA, F. O livro de ouro do sexo. In: O livro de ouro do sexo. 2005.

Minayo, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. /Maria Cecilia de Souza Minayo. – 14.ed.- São Paulo: Hucitec, 2014.

NARVAZ, M; KOLLER, S. H. Famílias e patriarcado: da prescrição normativa à subversão criativa. Psicologia & sociedade. São Paulo. Vol. 18, n. 1,(jan./abr. 2006), p. 49-55., 2006.

RINNE, O. Medeia: A Redenção do Feminino Sombrio como símbolo de dignidade e sabedoria / Olga Rinne; tradução Margite Martincic, Daniel Camarinha da Silva. – 2. Ed. – São Paulo: Cultrix, 2017. (Coleção Biblioteca Psicologia e Mito.)

TORRES, C. O autoconhecimento como método específico na busca de nosso centro. Salvador, BA: III Simpósio Nacional sobre Consciência, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: