Metodologias ativas e a área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio: por uma dinamização do ensino.

Elaine Borges da Silva Sueth, Olandim de Sousa Sueth

Resumo


O presente artigo tem como objetivo central discutir como as metodologias ativas, tão necessárias à realidade educacional contemporânea, podem contribuir para a dinamização do ensino da área de Ciências Humanas na etapa do Ensino Médio na Educação Básica. Para isto, propõe-se definir e problematizar o uso das metodologias ativas; apresentar como a área de Ciências Humanas é compreendida pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e analisar as finalidades do Ensino Médio de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996). Pretende-se ainda discutir como uma adequada metodologia, que proporcione autonomia e atitude crítica do aluno no contexto atual, pode contribuir para uma maior dinamização do ensino na área de Ciências Humanas e Sociais, muitas vezes vista como deveras teórica e pouco dinâmica. Constatou-se que há correlação entre as competências gerais da BNCC para a referida área e os propósitos das metodologias ativas, sendo assim urgente um maior aprofundamento de estudo e análise sobre o tema por parte de professores, gestores e profissionais da educação em geral. Palavras-chave: Metodologias ativas, autonomia, ensino dinâmico.


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