A Variação Linguistica do Espanhol em Três Livros Didáticos do Ensino Médio

Janaína Ribeiro Pireda Teixeira, Lilian Melo Motta, Lorena Simão da Costa, Renilse Paula Batista

Resumo


Resumo: A língua espanhola vem ganhando espaço no ambiente escolar. Entretanto, por ser uma língua falada em cerca de 21 países, entende-se que, por isso, ela possui aspectos culturais em cada um desses países onde ela é tida como língua oficial. Dessa forma, é preciso que o ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE) abranja, se possível, todas essas particularidades. Considera-se, neste trabalho, que o uso de livros didáticos é uma forma de aproximar o aluno à língua estrangeira. Sendo assim, este artigo se propôs a analisar os conteúdos de três livros didáticos do ensino médio. Embasados nos autores Sousa (2013), Xavier (2013) e Camargo (2004), o presente trabalho busca analisar as variedades linguísticas da língua espanhola, analisando, inclusive, a maneira que essas variações são empregadas nas atividades propostas nas aulas de espanhol no universo escolar. Palavras-chave: variação linguística, espanhol, livro didático.


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