Filosofia e Educação no Contexto Brasileiro: urgência da retomada do ensino filosófico para uma educação integral.

Denison Gleison Martins da Silva

Resumo


RESUMO: Este artigo versa sobre a relação entre a filosofia e a educação no contexto brasileiro, abordando a presença dessa disciplina no cenário nacional, do período colonial aos nossos dias. Nesta perspectiva, sublinha-se que uma formação integral da pessoa humana passa por um ensino que não prepara o aluno-cidadão somente para o mercado de trabalho, mas para a vida política e social. Assim sendo, destaca-se o importante papel do docente na realização de um projeto educador que passa através da filosofia. Todavia, salvaguarda-se a corresponsabilidade de duas relevantes instituições sociais na elaboração e execução de um projeto educacional-filosófico: a família e a escola. Afinal, a instrução filosófica não pode ser meramente conteudista, mas deve respeitar a dinâmica reflexiva que parte da existência concreta e retorna ao cotidiano humano para iluminá-lo.

Palavras-chave: projeto educador, formação integral, aluno-cidadão.


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