A Psicomotrocidade como Apoio Pedagógico no Atendimento ao Aluno Disléxico

Márcio de Oliveira Monteiro

Resumo


RESUMO: O presente artigo se propõe a discutir a Psicomotricidade enquanto apoio pedagógico ao aluno disléxico. Para tanto, se propõe uma discussão analítica a partir da questão-problema que visa apresentar: De que modo a psicomotricidade como apoio pedagógico pode promover eficácia no atendimento ao aluno disléxico? Desse modo, procura-se enxergar a utilização da técnica e o conhecimento científico da psicomotricidade em aliança ao fazer pedagógico. Assim, coloca-se o educador próximo de uma realidade laboral que precisa fazer parte do seu cotidiano, quando incorporados às estratégias e aos meios metodológicos que ajudem na elaboração do seu plano de trabalho do educador. Outrossim, objetiva-se compreender a eficácia da psicomotricidade enquanto apoio pedagógico no atendimento ao aluno disléxico. De maneira específica, objetiva-se entender a psicomotricidade, seu alcance operacional enquanto Ciência no universo disléxico e na sociedade contemporânea; conhecer o funcionamento técnico do cérebro do disléxico e apresentar algumas propostas de atividades pedagógicas para o trabalho com o aluno disléxico. A pesquisa é de caráter bibliográfico e encontra-se alicerçada na fundamentação de autores renomados da literatura nacional, principalmente, tais como: Machado (2011), Almeida (2014), Duarte (2015), Mattos (2016), Marinho (2012) Rocha (2019), Pimentel (2019). Trata-se, portanto, de um refletir pedagógico sobre o alcance da psicomotricidade quando trabalhada em benefício da estimulação de áreas neurológicas importantes para o desenvolvimento do aluno disléxico.

PALAVRA-CHAVE: Inclusão. Dislexia. Disléxico. Educação. Psicomotricidade.


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