ESP na Universidade Estadual do Norte Fluminense: ensaios de uma proposta de reformulação de curso

Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro, Juliete Maganha Silva, Domingos Caxingue Gonga, Julia Emília Bussade, Carlos Henrique Medeiros de Souza

Resumo


A sociedade atual caracteriza-se pelos fenômenos da globalização e das crescentes inovações tecnológicas, a exigirem de seus membros o desenvolvimento de habilidades de utilização da língua inglesa. Nesse contexto, apresenta-se o seguinte problema: De que modo pode ser reestruturado o Curso ESP da Universidade do Norte Fluminense de forma a desenvolver, nos acadêmicos pós-graduandos, as habilidades em língua inglesa necessárias ao enfrentamento dos crescentes desafios da sociedade globalizada e informatizada? Objetiva-se apresentar contribuições para a reformulação do Curso ESP da Universidade do Norte Fluminense – Uenf (Brasil), a partir de sua análise bem como da análise do Curso de ESP da Universidade Estadual do Mississipi – UM (EUA), por meio de entrevista realizada com coordenadores dessas áreas em ambas as universidades, perpassando, em perspectiva interdisciplinar Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, abordagem teórica sobre a formação em língua inglesa no contexto da sociedade globalizada e tecnológica brasileira.

 Palavras-chave: globalização, NTICs, inglês com propósitos específicos, reformulação de curso.


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