O EMPREGO DO TESTAMENTO VITAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO

Anysia Carla Lamão Pessanha, Lígia de Paula Louvem, Tauã Lima Verdan Rangel

Resumo


O testamento vital é caracterizado pela declaração de vontade do agente quanto aos cuidados e tratamentos médicos que deseja receber quando não estiver em condições de exprimir seu querer, de forma livre e autônoma. Nessa esteira, o testamento previsto no Código Civil Brasileiro e o testamento vital diferenciam-se no momento da produção de efeitos, sendo post mortem e com o testador ainda em vida, respectivamente. Assim, justifica-se pela ausência de disposição legal em âmbito nacional quanto o assunto orquestrado, tendo como parâmetro apenas em Resolução do Conselho Federal de Medicina. Nesta senda, objetiva-se abordar quanto a utilização do testamento vital no atual contexto jurídico brasileiro. Sendo assim, a metodologia pautou-se na revisão de literatura, com base em materiais como artigos científicos, ensaios, doutrinas, entre outros materiais relacionados ao tema. Portanto, o testamento vital não possui um molde preestabelecido, mas pode ser exteriorizado de diversas maneiras conforme elencado no presente artigo.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em . Acesso em 19 ago. 2019.

BRUM, Eliane. Testamento vital. Disponível em . Acesso em 05 set. 2019.

BURLÁ, Cláudia; TEDESCO, Maria Aglaé. Dignidade até o fim: Os cuidados paliativos respeitam o curso normal da morte. Disponível em . Acesso em 05 set. 2019.

CONSELHO DA EUROPA. Convenção para a protecção dos direitos do homem e da dignidade do ser humano face às aplicações da biologia e da medicina: convenção sobre os direitos do homem e a biomedicina. Disponível em . Acesso em 15 set. 2019.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Resolução CFM nº1.995/2012. Disponível em . Acesso em 15 set. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Enunciados aprovados na I Jornada de Direito da Saúde do Conselho Nacional de Justiça em 15 de maio de 2014 – São Paulo-SP. Disponível em . Acesso em 15 set. 2019.

CUNHA, Jorge Manuel Alves da. A autonomia e a tomada de decisão no fim da vida. Disponível em . Acesso em 06 set. 2019.

DADALTO, Luciana. Testamento Vital. 4. ed. São Paulo: Editora Foco, 2018.

DADALTO, Luciana. Distorções acerca do testamento vital no Brasil (ou o porquê é necessário falar sobre uma declaração prévia de vontade do paciente terminal). Disponível em . Acesso em 10 set. 2019.

LIMA, Maria de Lourdes Feitosa; REGO, Sérgio Tavares de Almeida; BATISTA, Rodrigo Siqueira. Processo de tomada de decisão nos cuidados de fim de vida. Disponível em . Acesso em 12 set. 2019.

LÔBO, Paulo. Direito civil: sucessões. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

MALLET, Miguel Tabbal. Testamento Vital. Disponível em . Acesso em 19 ago. 2019.

NEVES, Guilherme Silveira. Testamento Vital: conceito e sua aplicabilidade no ordenamento jurídico brasileiro. Disponível em . Acesso em 19 ago. 2019.

NUNES, Rui. Testamento Vital. Nascer e Crescer. Porto, v. 21, n. 4, p. 250-255, dez. 2012. Disponível em . Acesso em 19 ago. 2019.

OLIVEIRA, Gabriela de. Testamento vital em face do ordenamento jurídico brasileiro. Disponível em . Acesso em 19 ago. 2019.

RIBEIRO, Diaulas Costa. Autonomia do paciente nas situações de fim de vida. In: Testamento Vital. 4. ed. org. Luciana Dadalto. São Paulo: Editora Foco, 2018.

TARTUCE, Flávio. Direito civil: direito das sucessões. 6.v. 10. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: