DOS CONCEITOS DE ESCRAVIDÃO: um olhar sobre um novo modelo de escravidão no Mundo Contemporâneo e sua aceitação no campo Historiográfico

Américo Junio Nicolau Nicolit

Resumo


O presente artigo tem como objetivo validar o fenômeno da Escravidão Contemporânea no campo historiográfico brasileiro. Para isso foram levantadas bibliografias das áreas jurídicas e sociais que aceitam e validam o fenômeno. Fez-se necessária a apresentação da Escravidão colonial em uma perspectiva clássica e revisionista, para então, estabelecer a contraposição entre as orientações que validam a utilização do conceito e as que rejeitam a denominação de trabalho escravo contemporâneo para retratar as relações presentes no mundo do trabalho em um momento mais atual. Por uma análise qualitativa, tais perspectivas foram articuladas tendo como referências principais Figueira (2011), Paiva (2009) e Saladini; Maranhão (2009).

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. 2 ed. São Paulo: LTr, 2006.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte especial, v. 2, 7. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007.

BRITO FILHO, José Cláudio Monteiro de. Trabalho com redução à condição

análoga à de Escravo: Análise a Partir do Trabalho Decente e de seu Fundamento. 2 ed. São Paulo: LTr, 2011.

CASTILHO, Ela Wiecko V. de. Em busca de uma definição jurídico-penal de trabalho escravo. São Paulo: Loyola, 1999

CASTRO, Flávia Lages. História do Direito: Geral e Brasil. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2004.

COSTA, Emilia Viotti Da. Da Monarquia a República. São Paulo: UNESP, 1999

ESTERCI, Neide. Escravos da Desigualdade: estudo sobre o uso repressivo da força de trabalho hoje. Rio de Janeiro: CEDI/KOINONIA, 1994.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. Petrópolis: Vozes, 1995.

FIQUEIRA, Ricardo Rezende; PRADO, Adonia Antunes. Trabalho Escravo Contemporâneo. Rio de Janeiro: Maud X, 2011.

GORENDER, Jacob. O Escravismo Colonial. São Paulo: Perseu Abramo, 1980.

JARDIM, Philippe Gomes. Neo-escravidão: as relações de trabalho escravo

contemporâneo no Brasil. Curitiba: Universidade do Paraná, 2007.

.

NABUCO. Joaquim. O abolicionismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

NASCIMENTO, Sonia Mascaro. A questão do Trabalho Escravo. Disponível em: Acesso em: 24 outubro. 2013

PAIVA, Eduardo França. Trabalho compulsório e escravidão: usos e definições nas diferentes épocas. São Paulo: Loyola, 2011.

PROENÇA, Wander de Lara. Escravidão No Brasil: debates historiográficos contemporâneos. São Paulo: Ática, 2006.

RAMOS FILHO, Wilson. Trabalho degradante e jornadas exaustivas: crime e castigo nas relações de trabalho neo-escravistas. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. n. 61, p. 269-298, jul.-dez. 2008.

REIS, João José. Liberdade por um fio: História dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2005

REZENDE, Gervásio Castro. Uma crítica à crença generalizada de que existe “trabalho escravo” na agricultura brasileira. Revista Jurídica Consulex. ano XIII, n. 294. 15 abr. 2009.

SCOTT, Rebecca J. Trabalho escravo contemporâneo e os usos da História. In Anais do VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, Florianópolis 2013. Disponivel em: http://www.escravidaoeliberdade. com.br/site/index.php? option=com_ content&view=article&id=132&Itemid=63. Acessado em 21 de out. de 2013

SCHWARZ, Rodrigo Garcia. Trabalho escravo: a abolição necessária: uma análise da efetividade e da eficácia das políticas de combate à escravidão contemporânea no Brasil. São Paulo: LTr, 2008.

SALADINI, Ana Paula Sefrin; MARANHÃO; Carolina Augusta Bahls. Considerações sobre o trabalho escravo no Brasil contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 2009.

SILVA, Cristiane de Melo Mattos Sabino Gazola. Do escravismo colonial ao trabalho forçado atual: a supressão dos direitos sociais fundamentais. São Paulo: LTr, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: