ÂNGULOS E PERSPECTIVAS

Luciano Dias de Sousa, Samuel Sampaio Fialho, Flávio Aparecido de Almeida

Resumo


O trabalho que o leitor possui em mãos tenta de forma sucinta tratar dos embates teóricos presentes dentro da instituição história enquanto disciplina produtora de um saber autenticamente válido, tanto para pares integrantes deste campo de atuação intelectual quanto, para a sociedade em toda sua gama de interesse histórico comum. Pretende-se aqui, um panorama geral teórico, dos conflitos, críticas, e congruências adventícios dos diálogos oriundos dos mais diversos teóricos da história e historiografia. À guisa de introdução, salienta-se uma preocupação com a manutenção da credibilidade histórica para manutenção cultural dos povos, sem, porém, deixar de considerar fecundas e instigantes ao debate as críticas das alas mais exaltadas ligadas à história, tanto de agentes internos a ela quanto de seus espectadores externos.


Texto completo:

PDF PDF

Referências


AGOSTINHO, Santo, Bispo de Hipona. Confissões: In: Livro X. São Paulo: Paulus, 1984.

BARROS, José D’assunção. Teoria da História. In: II. Os primeiros paradigmas: Positivismo e Historicismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BENTIVOGLIO, Julio. Cultura Política e Historiografia Alemã no Século XIX: A Escola Histórica Prussiana e a Historische Zeitschirift. Goiás: Revista de Teoria da história Ano 1, Número 3, Junho/2010.

BERLIN, Isaiah. Uma Mensagem para o Século XXI. Belo Horizonte: Âyiné, 2016.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo, Editora da Unesp, 2010.

BLOCH, Marc. Apologia da História: ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense, 2017.

CHARTIER, Roger. A História ou a Leitura do Tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora: 2016.

FEBVRE, Lucien. Contra o Vento: Manifesto dos novos Annales. São Paulo: Nova história em perspectiva volume 1 / organização e introdução Fernando A. Novais e Rogerio Forastieri da Silva, Cosac Naify, 2011.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História. In: O que os historiadores devem a Karl Marx. Companhia das Letras, 29 de jan de 2013

JENKINS. Keith. A História Repensada. São Paulo: Contexto, 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre História. Rio de janeiro/São Paulo: Ed. PUC- Rio/Loyola, 2005.

WHITE, Hayden. Trópicos do Discurso: Ensaios sobre a Crítica da Cultura (Ensaios de Cultura 6). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: