ANÁLISE OPERACIONAL DE RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO EM PRODUÇÃO POR MECANISMO DE INFLUXO DE ÁGUA

Jessica Oliveira de Sá, Lucas Capita Quarto, Sônia Maria da Fonseca Souza, Vyvian França Souza Gomes Muniz, Omar Monteiro Junior

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar as potencialidades de utilizar um método de recuperação primário, identificando seus benefícios, demonstrando por meio da equação da difusividade hidráulica o influxo de água produzido e apresentando através da equação de balanço de materiais a estimativa de produção de óleo em um reservatório de petróleo produzindo por meio deste, sendo resultado de pesquisa bibliográfica, pelo fato do tema abordado estar amparado por materiais elaborados em livros e artigos científicos. Assim sendo, a metodologia utilizada buscou aprofundar-se nas teorias já publicadas sobre o tema. Comprova-se, no final deste, a eficácia quanto à utilização do mecanismo de influxo de água, apresentando a beneficência da utilização do mecanismo, haja vista, que a pressão estática do poço precisa vencer a pressão hidrostática, e a expansão da água do aquífero faz a manutenção da pressão do reservatório devido à pequena variação de pressão. Pode-se concluir, que o mecanismo de influxo de água faz a manutenção da pressão do reservatório de acordo com o andamento da sua produção, fazendo com que o mesmo permaneça saturado, pois o declínio de pressão é pequeno devido à expansão da água do aquífero.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, N. I do; ARAÚJO, M. A. S.; DE SOUSA, E. C. M. Processamento Primário de Petróleo e Gás. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

KABIR, C. S; PAREKH, B; MUSTAFA, M. A. Material-balance analysis of gas and gas- condensate reservoirs with diverse drive mechanisms. Journal of Natural Gas Science and Engineering, p. 158-173, April, 2016.

DAKE, L. P. Engenharia de Reservatórios. Rio de Janeiro: Campus / Elsevier, 2014.

LEITÃO JUNIOR, Ivan Landim Frota. Comparação da Previsão do Comportamento de Reservatórios de Óleo Produzindo Sob Influxo de Água Utilizando a Equação do Balanço de materiais e Simulação Numérica. 2010. 65f. Monografia – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2010.

NETO, D.; SUSLICK, S.; LIMA, G. Proposta de uma modelagem dinâmica para a razão reserva/produção. 3° Congresso Brasileiro de P& D em Petróleo e Gás. Salvador, Bahia, Brasil, outubro, 2005.

ROSA, A. J; CARVALHO, R. S; XAVIER, J. A. D. Engenharia de reservatórios de petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

SATTER, A; IQBAL, G.M.; BUCHWALTER, J. L. Practical Enhanced Reservoir Engineering. 1. ed. Tulda, Oklaoma: PennWell Corporation, 2008.

SOUZA, A. F. Introdução ao Balanço de Materiais. UNESA, 2005. Disponível em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVAkAC/introducao-ao-balanco-materiais>. Acesso em: Setembro 2017.

THOMAS, J. E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência: Petrobras, 2001.

TINOCO, Sara do Carmo. Previsão de Produção de Reservatórios Submetidos a Influxo de Água Por Meio de Balanço de Materiais. 2011. 87f. Monografia – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: