UM OLHAR SOBRE O UNIVERSO DA PUBLICIDADE NA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
Resumo
Este estudo tem por objetivo realizar uma análise comparativa entre anúncios publicitários, destacando o poder persuasivo da propaganda. Por se tratar de um tema, por vezes, tido como complexo, procura-se, num primeiro momento, apresentar aspectos gerais sobre Semiótica como ciência do signo e trazer à baila algumas nuances interessantes que ajudam na compreensão desta ciência ao longo do tempo. Numa etapa subsequente, discute-se sobre as manifestações da linguagem publicitária. E, por fim, analisa-se, pelos postulados da Semiótica, algumas peças publicitárias. Metodologicamente, nas duas primeiras partes, o trabalho foi estruturado por pesquisa bibliográfica de base qualitativa, por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. Na última parte, coloca-se em prática a análise semiótica de dois produtos anunciados em propaganda publicitária apontando a função manipuladora do discurso persuasivo positivo, mediado pelas linguagens visual e textual, no caso dos anúncios em estudo, com atrativos e apelos, dos mais diversos. Logo, depreende-se que a propaganda age criando uma sensação no imaginário do sujeito consumidor de que ele levará algo a mais do que o objeto adquirido, constituindo, assim, objeto de sentido, manifestação semiótica.
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PDFReferências
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