UM OLHAR SOBRE O UNIVERSO DA PUBLICIDADE NA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA GREIMASIANA

Clodoaldo Sanches Fófano, Dulce Pontes Ribeiro, Sonia Maria da Fonseca Souza, Paulo Jonas dos Santos Júnior

Resumo


Este estudo tem por objetivo realizar uma análise comparativa entre anúncios publicitários, destacando o poder persuasivo da propaganda. Por se tratar de um tema, por vezes, tido como complexo, procura-se, num primeiro momento, apresentar aspectos gerais sobre Semiótica como ciência do signo e trazer à baila algumas nuances interessantes que ajudam na compreensão desta ciência ao longo do tempo. Numa etapa subsequente, discute-se sobre as manifestações da linguagem publicitária. E, por fim, analisa-se, pelos postulados da Semiótica, algumas peças publicitárias. Metodologicamente, nas duas primeiras partes, o trabalho foi estruturado por pesquisa bibliográfica de base qualitativa, por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. Na última parte, coloca-se em prática a análise semiótica de dois produtos anunciados em propaganda publicitária apontando a função manipuladora do discurso persuasivo positivo, mediado pelas linguagens visual e textual, no caso dos anúncios em estudo, com atrativos e apelos, dos mais diversos. Logo, depreende-se que a propaganda age criando uma sensação no imaginário do sujeito consumidor de que ele levará algo a mais do que o objeto adquirido, constituindo, assim, objeto de sentido, manifestação semiótica.


Texto completo:

PDF

Referências


CARBONEL, Thiago Ianez. Manifestações Semióticas: Parte II. 13p. Universidade de Araraquara (Uniara). São Paulo, 2018. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2018.

CARVALHO, Nelly de. Linguagem da publicidade. Recife: Editora UFPE, 2014.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens, 9º ano: língua portuguesa. 8. ed. São Paulo: Atual, 2014.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica Estrutural. São Paulo: Cultrix, 1976.

SANTAELLA, Maria Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1972.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: