A INCLUSÃO E SUAS DIVERGÊNCIAS: uma visão muito mais política do que pedagógica.

Márcia Revinotte Silva, Mariana Fernandes Ramos dos Santos

Resumo


Historicamente as teorias e a legislação sobre inclusão foram se modificando com o tempo e o amadurecimento da humanidade. Para que isso ocorra tem-se buscado meios como adaptações de âmbitos físicos, estruturais, profissionais e pessoais com encontros interdisciplinares de formação continuada, assim como a flexibilização curricular focada no aluno e em suas peculiaridades. Considerando que, a inclusão de crianças Portadoras de Deficiência produz impasses no cotidiano escolar, que exigem um constante repensar das práticas pedagógicas é importante a análise de alguns aspectos do contexto atual da inclusão no país, visto que, atualmente a inclusão tem tido uma visão muito mais política do que pedagógica. Essa proposta terá resultado através de uma pesquisa bibliográfica, em que, há a afirmação de que a inclusão é um tema complexo, porém, reflexivo, e que será abordado diante da realidade da educação, baseado em vários textos e artigos. Consideramos que somente a vivência e a experiência de novas ações, não apenas produzidas e estipuladas pelas normas institucionais ou pelos deveres da profissão, mas construídas como espaços de apropriação, de reação e de subversão, permitiriam aos docentes novas formas de subjetivação que contemplassem o agir docente inclusivo. Apesar disso, as salas de aula superlotadas e as más condições de trabalho ainda dificultam a efetivação das práticas educativas especiais voltadas para a inclusão, fundindo-as com a teoria.

 Palavras- chave: Legislação. Inclusão. Portador de Deficiência. Educação Especial.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: