A INCLUSÃO E SUAS DIVERGÊNCIAS: uma visão muito mais política do que pedagógica.
Resumo
Historicamente as teorias e a legislação sobre inclusão foram se modificando com o tempo e o amadurecimento da humanidade. Para que isso ocorra tem-se buscado meios como adaptações de âmbitos físicos, estruturais, profissionais e pessoais com encontros interdisciplinares de formação continuada, assim como a flexibilização curricular focada no aluno e em suas peculiaridades. Considerando que, a inclusão de crianças Portadoras de Deficiência produz impasses no cotidiano escolar, que exigem um constante repensar das práticas pedagógicas é importante a análise de alguns aspectos do contexto atual da inclusão no país, visto que, atualmente a inclusão tem tido uma visão muito mais política do que pedagógica. Essa proposta terá resultado através de uma pesquisa bibliográfica, em que, há a afirmação de que a inclusão é um tema complexo, porém, reflexivo, e que será abordado diante da realidade da educação, baseado em vários textos e artigos. Consideramos que somente a vivência e a experiência de novas ações, não apenas produzidas e estipuladas pelas normas institucionais ou pelos deveres da profissão, mas construídas como espaços de apropriação, de reação e de subversão, permitiriam aos docentes novas formas de subjetivação que contemplassem o agir docente inclusivo. Apesar disso, as salas de aula superlotadas e as más condições de trabalho ainda dificultam a efetivação das práticas educativas especiais voltadas para a inclusão, fundindo-as com a teoria.
Palavras- chave: Legislação. Inclusão. Portador de Deficiência. Educação Especial.
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