SAÚDE E PLANEJAMENTO: UM ESTUDO DA RELAÇÃO DO MARKETING COOPERATIVISTA COM A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Angelique Meireles Jorge, Paulo Jonas dos Santos Júnior

Resumo


O presente estudo objetiva analisar o recurso do planejamento estratégico utilizado por cooperativas de saúde a fim de propagar um futuro mais saudável, associando essa estratégia à importância do profissional de educação física e ao sistema de saúde. Como ambos são fatores que estão atualmente visíveis na mídia de modo geral, o marketing cooperativista incentivo às atividades físicas. Desse modo o trabalho apresenta a relação da educação física entre os três discursos: a mídia, a atividade física e a saúde; como forma de um futuro com melhor qualidade de vida visando para tanto, o bem-estar social, físico e mental. A metodologia utilizada para descrever e analisar a atividade física em todos os contextos abordados foi a revisão bibliográfica de artigos e publicações em fontes eletrônicas do Scielo, Google acadêmico e nos acervos bibliográficos e periódicos de revistas acadêmicas. Por fim, observou-se a importância do profissional de educação física como agente profilático de saúde e a relevância de sua atuação, uma vez que, essa contribui para a longevidade e para o bem-estar das pessoas.


Texto completo:

Sem título

Referências


ARANOVICH, T.C.; LEANDRO, T. Covid-19 e a nova concentração do mercado de planos de saúde. Revista do Ibrac, São Paulo, n. 1, 2021.

BOTTCHER LB. Atividade física como ação para promoção da saúde. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2019;98-111.

SIDNEY S.P., ROCHA V.G. Prevenção de Acidentes e Socorro de Urgência: O Papel do Profissional de Educação Física. Educação Física na Promoção da Saúde: 36. 2021.

CARVALHO, A. S., ABDALLA, P. P., SILVA, N. G. F., GARCIA JÚNIOR, J. R., MANTOVANI, A. M. & RAMOS, N.C. Exercício Físico e seus benefícios para a Saúde das Crianças: Uma revisão narrativa. Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida. Vol.13. 2021.

CAZARIN, G., et al. Meta-avaliação de intervenções comunitárias de promoção da atividade física. JMPHC. Journal of Management & Primary Health Care. ISSN 2179-6750 12 (2020): 1-22.

COQUEIRO, R. S.; NERY, A. A.; CRUZ, Z. V. Inserção do professor de Educação Física no Programa de Saúde da Família: Discussões preliminares. Revista Digital Buenos Aires, v. 11, n. 103, 2006.

ALVES, M.I.B.C. SANTOS, N.R., BASLER, D.J.D., SANTOS, G.L. A atividade física e a sua importância para pessoas com diabetes tipo II. 2022.

DE SOUSA, A.S., OLIVEIRA G.S., ALVES LH. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP 20.43 (2021).

DIAS, J.A.; PEREIRA, T.R.M.; LINCOLN, P. B.; SILVA S.; A importância da execução de atividade física orientada: uma alternativa para o controle de doença crônica na atenção primária. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 12, N° 114, novembro de 2007.

FERREIRA, S. Marcos; NAJAR, L. Alberto. Programas e campanhas de promoção da atividade física. Ciência & Saúde Coletiva v.10, supl.01 - Rio de Janeiro, 2005.

FONSECA, A.D.G., et al. Qualidade de vida em adolescentes relacionada a sexo, renda familiar e prática de atividade física. Revista Mineira de Enfermagem 23 (2019): 1-7.

JESUS, T.C.O. O sentido da educação física nos Programas de Saúde da Família (PSF) para a comunidade e profissionais de saúde. Universidade Federal do Goiás. Faculdade de Educação Física. Goiás, 2013.

KOTLER, Philip. Marketing 4.0: dal tradizionale al digitale. Marketing 4.0, p. 1-168, 2017.

SILVEIRA, T.B., LOPES, A.F. Avaliação da percepção do cenário competitivo local em mercado de uma cooperativa médica após entrada de uma grande operadora verticalizada nacional: visão dos cooperados. 2021.

MACHADO, G. R., JESUS, J. J. S. de., CARDOSO, G. M. P., & FERREIRA, M. E. R. (2020). O profissional de educação física e a promoção da saúde na atenção básica. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 1, e9997.

MALTA, et al. Política Nacional de Promoção da Saúde, descrição da implementação do eixo atividade física e práticas corporais, 2006 a 2014. Rev. Brasileira de Atividade Física e Saúde. v.19, n 3, 2017.

MENDES, M.A., ROMBALDI, A.J., AZEVEDO, M.R., BIELEMANN, R.M. HALLAL, P.D. Fontes de informação sobre a importância da atividade física: estudo de base profissional. Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul, 2010.

NETO, F.P.M. Marketing Esportivo: O esporte como ferramenta do marketing moderno. Editora Best Seller, 2020.

OMS (Organização Mundial da Saúde). Diretrizes da OMS para Atividade Física e Comportamento Sedentário - Num Piscar de Olhos., 2020.

OLIVEIRA, Ana Paula de; ANDRADE, R. Douglas. Influência da prática de atividade física nos Programas de Promoção da Saúde nas empresas privadas: uma revisão bibliográfica. In: O Mundo da Saúde, São Paulo – v. 37 n: 2, 2013.

PETTRES, A. A., & DA ROS, M. A. (2018). A determinação social da saúde e a promoção da saúde. Arquivos Catarinenses De Medicina, 47(3), 183–196.

Kotler, Philip. Marketing 4.0 [recurso eletrônico]. Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan; tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.PORTAL

CIRCUITO DA UNIMED. Portal sobre circuito de corridas Unimed. Disponível em: https://circuitodecorridaunimed.com.br/index.php/corrida/blu. 2019.

PORTAL UNIMED BLUMENAU. Portal para beneficiário da singular Blumenau: Disponível em: https://www.unimed.coop.br/web/blumenau. 2019.

PISKE ML, BOLZAN MS, & BATISTA CIC. Importância da atividade física para a saúde em tempos de pandemia covid-19: revisão de literatura. Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar, 8(26). 2022.

RAIMUNDO, A., MALTA, J., & BRAVO, J. (2019). O Problema do Sedentarismo. Benefícios da Prática de Atividade Física e Exercício. Évora, Universidade de Évora. ISBN: 978-989-8550-99-6

RODRIGUES, P.A.F., et al. Fatores associados à prática de atividades físicas durante a pandemia da COVID-19 no estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2020.

SBABO, L.H.C. Análise de estratégias de marketing esportivo utilizadas em quatro clubes de futebol brasileiro. 2022.

SILVA, S. Rodrigo; et.al. Atividade física e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, v: 15 n: 1, 2010.

SILVA, A.C., et al. Os benefícios do exercicio físico para a qualidade de vida com abordagem em longevidade. Anais da Jornada Científica dos Campos Gerais 17 (2019).

SIQUEIRA, Fernando Vinholes et al. Aconselhamento para a Prática de Atividade Física como Estratégia de Educação à Saúde. Caderno de Saúde Pública. Rio de Janeiro, v: 25, 2009. efdeportes.com.

SOUZA, F. F. J. de.; CARVALHO, G. de O..; MARQUES, B. G.; MIRANDA, M. L. de J. Percepções De Idosos Sobre Saúde, Adoção Da Prática De Atividade Física E Comportamentos Saudáveis. Colloquium: health and education, Mooca (SP), v. 1, n. 2, p. e018, 2021.

TAVARES S.L.S. As lesões musculoesqueléticas em praticantes de crossfit: uma revisão integrativa da literatura. Universidade Federal de Minas Gerais: 2019.

UDHHS (U.S. Department of Health and Human Services). Prevention makes common “cents”. 2013. Disponível em: .

UNIMED (BRASIL). Portal da Unimed Brasil. Disponível em: https://www.unimed.coop.br/home/sistema-unimed/a-unimed. Acesso em 30 mai. 2023.

VIEIRA, L.A. et al. Análise temporal da inserção de Profissionais e Residentes de Educação Física no Sistema Único de Saúde de 2009 a 2021. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v. 28, n. 03. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: