JUDÔ: ECOAR O RENASCIMENTO DE UMA ESPERANÇA NA APAE DE ITAPERUNA

Mariana Fernandes Ramos dos Santos, Kaio Julião Veiga

Resumo


O presente artigo aborda a trajetória de 51 anos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itaperuna destacando seus esforços em prol da inclusão e cumprimento das normas ao longo desse período. O foco principal é o surgimento do núcleo de Judô terapêutico, por meio de um teste piloto utilizando a modalidade esportiva do judô. O objetivo inicial foi introduzir os alunos com deficiência intelectual e múltipla no esporte, considerando os benefícios que ele oferece como atenção, concentração e disciplina. Com o tempo, as aulas de judô foram adaptadas para serem inclusivas levando em conta as necessidades individuais de cada aluno com o objetivo de promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual, física, múltipla ou autismo. A APAE atua em parceria com famílias, comunidades e autoridades para garantir o acesso igualitário a recursos e oportunidades. Conclui-se que o judô se destaca como uma ferramenta terapêutica, especialmente para o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças e adultos com transtornos e deficiências. Sua prática pode melhorar a coordenação motora, força muscular, resistência física, concentração, memória e tomada de decisão. Além disso o judô promove a socialização, o respeito às diferenças e fortalece a autoestima e autoconfiança dos praticantes tornando-se uma ferramenta importante na busca pela inclusão e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal para indivíduos com necessidades especiais.

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