INTEGRAÇÃO DE MODELOS DE REFERÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DE UMA MICRO EMPRESA FABRICANTE DE LUBRIFICANTES DE ALTO DESEMPENHO PARA CORRENTES DE BICICLETAS

Hemily Moza Rios, Mariana Fernandes Ramos dos Santos, Letícia Suriano Caldeira, Carolina Diniz Pereira, Rosali Andrade Biscácio

Resumo


Este artigo buscou abordar os desafios atuais nas organizações através da análise de uma empresa fabricante de lubrificantes de alto desempenho para correntes de bicicleta. Nos dias atuais, torna-se imperativo manter-se competitivo no mercado e o desenvolvimento de inovações é um dos fatores que contribuem neste árduo desafio. A inovação, contudo, não se trata apenas da simples introdução de novas ideias no mercado, é necessário administrar a inovação num ambiente cada vez mais exigente. Dentro dessa perspectiva, sugere-se aqui um modelo de gestão baseado na integração de dois modelos de referência, um mais amplo - Modelo de Excelência em Gestão (MEG) através dos oito critérios da Fundação Nacional da Qualidade (F.N.Q.), e outro mais específico – o Modelo de Maturidade da Capabilidade de Inovação, a partir das dez dimensões da Inovação. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos modelos. A metodologia utilizada é de pesquisa qualitativa e caracterizada como dedutiva, aplicada e descritiva. Foi realizado comparativo dos critérios e dimensões dos modelos para uma futura integração dos modelos, a fim de se estabelecer um modelo de gestão para a XCycle Lub.


Texto completo:

Sem título

Referências


CARDOSO, R. Construção de Modelos de Gestão Articulados por Modelos de Referência: Uma investigação sobre o uso dos modelos de referência de qualidade e excelência. Tese de D.Sc, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2008.

CARDOSO, R., CORMACK, A. M., DELESPOSTE, J. E., NASCIMENTO, M. K., BOECHAT, A. S. O uso da Ferramenta “Metamodelo de Gestão” na Integração de múltiplos Modelos de Referência na Modelagem da Gestão Organizacional. 2012.

DELESPOSTE, J. E.; CARDOSO, R; PEREIRA, M. C. Construção de modelo de referência à gestão integrado por meio de ferramenta de gestão de conteúdo. I EINEPRO, São João da Barra, RJ. Abril. 2015.

FASS, F. D. M.; SALGADO, E. G.; SALOMON, V. A. P.; MELLO, C. H. P.; SILVA, C. E. S. Seleção de um modelo de processo de desenvolvimento de produto para indústria de base tecnológica do ramo eletroeletrônico. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Anais ENEGEP. Salvador, 2009.

FERREIRA, C. P. V; CARDOSO, S. R. A; CORRÊA, C. J.: FRANÇA, C. F. Modelos de gestão. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

FUNDAÇÃO NACIONAL DE QUALIDADE. Modelo de Excelência da Gestão. Guia de Referência de Excelência da Gestão, 2016.

MARTINS, N.V.M.; ALMEIDA NETO, J. L.; CARDOSO, Y.R. A Gestão de Pessoas como Modelo de Excelência para MPE Brasil Prêmio de Competitividade. Revista de Psicologia, vol.1, n.21, pp. 94-114, nov. 2013.

METTLER, T., ROHNER, P., WINTER, R. Towards a classification of maturity models in information systems, In: Management of the interconnected world. Physica-Verlag HD, 2010.

MONTEIRO, J. M.; BARBOSA, J. D. Controladoria empresarial: gestão econômica para as micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 5, n. 2, p. 38-59, 2011.

MOREIRA, E. T, STRAMAR, A. R. Modelo Holístico da Gestão da inovação com ênfase na cooperação, flexibilidade e adaptação. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v.11, n.4, p.193-212, 2014.

NARCIZO, R. B. Um modelo de referência para a maturidade da capabilidade de inovação em micro e pequenas empresas de baixa tecnologia. Tese de doutorado. UFRJ/ COPPE/ Programa de Engenharia de Produção, Rio de Janeiro, 2017.

NARCIZO, R. B. Desenvolvimento de um método orientado para a avaliação da capacidade de inovação das micro e pequenas empresas instaladas na Região da Bacia de Campos (RJ). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.

O’CONNOR, G. C. et al. Grabbing Lightning: Building a Capability for Breakthrough Innovation. San Francisco: John Wiley & Sons, 2008.

PAGLIUSO, A. T.; CARDOSO, R.; SPIEGEL, T. Gestão organizacional: o desafio da construção do modelo de gestão. São Paulo: Saraiva, 2010.

RODRIGUEZ, V.R. M. Gestão empresarial: organizações que aprendem. Qualitymark, Rio de Janeiro, 2010.

ROWLEY, J., BAREGHEH, A., SAMBROOK, S. Towards an innovation-type mapping tool, Management Decision v. 49, n. 1, pp. 73–86, 2011.

SANTOS, M. B. Modelos de Referência para a Performance Organizacional: Uma Investigação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG-FNQ). Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade (PMQP). Tese de Doutorado, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2013.

SEELOS, B. C., MAIR, J. Innovation Is Not the Holy Grail, Stanford Social Innovation Review v. Fall, p. 44–49, 2012.

SILVA, G.; DACORSO, A. L. R. Perspectivas de inovação na micro e pequena empresa. Revista Economia & Gestão, v.13, n.33, pp. 90-107, 2013.

SILVA, D.; BAGNO, R.; SALERNO, M. Modelos para a gestão da inovação: revisão e análise da literatura. Revista: Production, v. 24, n. 2, p. 477-490, 2014.

SOARES, E. J. O. Modelo de diagnostico para avaliação de sistemas de gestão da qualidade em PMES. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, pp.1-87, 2010.

TACHIZAWA, T.; ANDRADE, R. O. B. de. Gestão de Instituições de Ensino. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: