A HISTÓRIA DA SAÚDE MENTAL

Rejane Batista Rosa, Mariana Fernandes Ramos dos Santos

Resumo


Assim como a saúde do corpo, a saúde mental é extremamente relevante, podendo comprometer várias áreas no meio social, de relacionamentos, no trabalho causando muitos impactos. Neste presente artigo, há uma amostra da Saúde Mental ao longo da história e da Luta Antimanicomial, que é um movimento em busca de um tratamento mais humanizado para os pacientes com transtorno mentais, diferentemente do modelo antigo e uma parte da história da Reforma Psiquiátrica no Brasil, juntamente com as Redes Psicossociais e suas lutas e conquistas, que marcaram a história da Psiquiatria e da Psicologia. Também, as necessidades humanas apresentadas por Maslow em sua escala, o indivíduo pode sofrer alterações psicológicas.


Texto completo:

Sem título

Referências


AMARANTE, Paulo. Saúde mental e atenção psicossocial. SciELO-Editora FIOCRUZ, 2007.

BRASIL. Ministério da saúde. A política do Ministério da Saúde para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério da saúde. Ministério da Justiça. Reforma Psiquiátrica e Manicômios Judiciários: Relatório Final do Seminário Nacional para a Reorientação dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. Brasília, Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL. Sistema Único de saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Organizadora da III CNSM. Relatório Final da III Conferência Nacional de Saúde Mental. Brasília, 11 a 15 de dezembro de 2001. Brasília: Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, 2202, 213 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde departamento de ações programáticas estratégicas. Saúde Mental no SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde departamento de ações programáticas estratégicas. Residências Terapêuticas: o que são e para que servem. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro de 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração, 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. 634 p. Disponível em: Acesso em: 26 / 10/ 2023.

ESPINOSA, A. F. Guias práticos de enfermagem: psiquiatria. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1998.

FEIER, Aline Lemos. Razão e Desrazão: A História da Loucura de Michel Foucault. Ítaca, n. 26, 2014.

FOUCAULT, M. História da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 1978.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: