O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA CRÍTICA

Larissa Inácio Gomes, Mayara Xavier Vito Pezarino, Eliana Crispim França Luquetti

Resumo


Este trabalho tem como temática a abordagem do ensino de Língua Inglesa sob a concepção da Pedagogia Crítica, evidenciando a necessidade de um ensino produtivo no cotidiano escolar, visto que as aulas de inglês ainda partem de uma perspectiva deficitária, ou seja, dialogam com a Pedagogia Tradicional, a qual não atende a real necessidade de aquisição da língua por meio dos aspectos sociais. Sendo assim, objetivou-se discutir sobre a importância de a prática pedagógica dialogar com o contexto dos educandos por meio de uma visão reflexiva no que diz respeito ao uso do inglês na sociedade. Em relação aos objetivos específicos, pretendeu-se: apresentar a Pedagogia Crítica no Brasil; discorrer sobre a Pedagogia Crítica no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; e mostrar o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fala acerca do ensino de inglês. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, cujo embasamento teórico reside em: Freire (1982), Brasil (2018), Volóchinov (2018), entre outros. Como resultados, conclui-se que o ensino de Língua Inglesa deve considerar os fatores históricos, políticos e sociais, de modo que os alunos desenvolvam uma postura crítica e reflexiva e consigam transformar o meio onde vivem.

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Referências


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