A INTERVENSÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA E O ALUNO DISLÉXICO

Marcio de Oliveira Monteiro

Resumo


O presente artigo se propõe a discutir a intervenção neuropsicopedagógica e o aluno disléxico. Para tanto, se propõe uma discussão analítica a partir da questão-problema que visa entender de que modo deve acontecer a intervenção neuropsicopedagógica em relação ao aluno disléxico. Desse modo, procura-se compreender como deve ocorrer a intervenção neuropsicopedagógica em relação ao aluno disléxico. Outrossim, relacionar a ação do neuropsicopedagogo à Filosofia; entender a dislexia por meio de conceitos técnicos e, por fim, identificar pontos de fragilidade no cérebro do disléxico com vistas a necessidade de estimular as regiões cerebrais em defasagem e déficit de estímulo. A pesquisa é de caráter bibliográfico e encontra-se alicerçada na fundamentação de autores renomados da literatura nacional, principalmente, tais como: Chauí (1995), D’Oliveira (2013), Duarte (2015), Mattos (2016), Marinho (2012) Rocha (2019) e outros. Outrossim, espera-se provocar um repensar por parte do neuropsicopedagogo, psicopedagogos, pedagogos e educadores sobre a dislexia e sua natureza neurológica e uma intervenção a partir desse conhecimento, visando a execução de ações de conjunto, movida em benefício da formação do disléxico e sua permanência no ambiente escolar.

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