A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
As discussões acerca das práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Infantil têm sido recorrentes diante dos métodos de ensino que despertam na criança noções de aprendizagem efetiva. A contação de história como prática pedagógica é importante devido ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e leitoras dos alunos, como também à contribuição com os aspectos sociais por meio da interação no processo de ensino-aprendizagem. Assim, surge o seguinte questionamento: como a prática da contação de história contribui para a formação do letramento na Educação Infantil? Esta pesquisa objetivou discutir sobre a contação de história na Educação Infantil como uma prática que favoreça o letramento dos alunos. Mais especificamente, discorreu-se como esta prática coopera com a formação crítica e leitora das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada em: Busatto (2006); Winnicott (1982); entre outros. Como resultados, inferiu-se que a presente prática facilita o processo de aprendizagem da criança. Conclui-se que a contação de histórias consiste em uma ferramenta pedagógica significativa para o desenvolvimento infantil, uma vez que ela possibilita a aquisição de habilidades fundamentais para a vida da criança e todo seu percurso educacional ao longo da trajetória estudantil.
Texto completo:
Sem títuloReferências
ABRAMOVICH, Fanny. Pensamento e Ação no Magistério: Literatura Infantil Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 2005.
AUGUSTO, Silvana de Oliveira. A linguagem oral e as crianças: possibilidades de trabalho na educação infantil. Educação Infantil: diferentes formas de linguagem expressivas e comunicativas. Caderno de Formação: formação de professores didática dos conteúdos. Universidade Estadual Paulista. Pró-reitora de Graduação. UNIVESP, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 1, p. 52-64.
BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional nº 65, de 9 de julho de 2010.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.
BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1998. Senado Federal, 1998.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998b. v. 3.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BUSATTO, Cléo. Arte de contar histórias no século XXI: Tradição e ciberespaço. Petrópolis: Vozes, 2006.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 2005.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam.
São Paulo: Autores Associados, 1989.
KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo. v. 5, n. 25, p. 23-32, jan./abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 30 jul. 2022.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999.
WINNICOTT, Donald Woods. A criança e o seu mundo. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1982.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.