A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ligiane Pereira Dias, Lorrane Estácio do Prado da Silva, Mayara Xavier Vito Pezarino, Eliana Crispim França Luquetti

Resumo


As discussões acerca das práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Infantil têm sido recorrentes diante dos métodos de ensino que despertam na criança noções de aprendizagem efetiva. A contação de história como prática pedagógica é importante devido ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e leitoras dos alunos, como também à contribuição com os aspectos sociais por meio da interação no processo de ensino-aprendizagem. Assim, surge o seguinte questionamento: como a prática da contação de história contribui para a formação do letramento na Educação Infantil? Esta pesquisa objetivou discutir sobre a contação de história na Educação Infantil como uma prática que favoreça o letramento dos alunos. Mais especificamente, discorreu-se como esta prática coopera com a formação crítica e leitora das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada em: Busatto (2006); Winnicott (1982); entre outros. Como resultados, inferiu-se que a presente prática facilita o processo de aprendizagem da criança. Conclui-se que a contação de histórias consiste em uma ferramenta pedagógica significativa para o desenvolvimento infantil, uma vez que ela possibilita a aquisição de habilidades fundamentais para a vida da criança e todo seu percurso educacional ao longo da trajetória estudantil.


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