DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO

Larissa Inácio Gomes, Shirlena Campos de Souza Amaral, Gabriela do Rosário Silva

Resumo


O presente artigo almeja tecer algumas reflexões atinentes ao contexto inclusivo da escola regular de educação básica, de forma específica, no que concerne aos aspectos que permeiam a temática diversidade e inclusão no Curso de Formação de Professores para atuação no magistério da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Curso Normal de Nível Médio). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em caráter descritivo (GRANT e BOOTH, 2009), por intermédio de pesquisas documental, bibliográfica e de campo, cujas análises foram embasadas pelo princípio da justiça como equidade, concepção defendida por Rawls (2008). A etapa concernente à pesquisa de campo contou com a aplicação de um questionário semiestruturado como instrumento para a coleta de dados. Partindo do princípio de que as políticas públicas exercem grande importância para a efetivação da diversidade e da inclusão na escola, essas são indispensáveis para uma instituição escolar que busca contemplar a todos. Assim, ressaltam-se, como resultados desse estudo, a importância que a inclusão tem na luta para o estabelecimento de um ensino que aprecie o todo e, igualmente, evidencia-se que para haver, de fato, uma educação inclusiva, o quesito qualidade na educação urge como necessário, visto que, uma vez não exercido, percebem-se os impactos negativos que a exclusão traz para o contexto dos processos de ensino e de aprendizagem.


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