DESCOLONIZANDO NA FORMA(AÇÃO): RELATO(S) DOCENTE (S) SOBRE A HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Edeson dos Anjos Silva, Geisa Hupp Fernandes Lacerda, João Paulo Florindo Costa, Amanda da Silva Gomes

Resumo


O presente trabalho propõe debater a relevância da História da Cultura Afro-Brasileira dentro da perspectiva do curso de licenciatura em Pedagogia, neste contexto buscamos entrelaçar o conhecimento produzido na academia com as articulações do cotidiano escolar. Sendo assim, propomos três movimentos neste artigo, o primeiro tenciona dialogar com a Monocultura do saber que engessa o paradigma da diversidade e solidifica o paradigma colonial, o segundo é como o falso mito da democracia racial que se debruça no âmbito escolar, o terceiro é denunciar as práticas de racismo no cotidiano escolar. Neste processo, dialogamos sobre saberes e fazeres que necessitam abarcar o dialogo antirracista para novas práxis. O enredo desta escrita busca a necessidade de novos atravessamentos epistemológicos partindo de Souza Santos (2005), Gomes (2005, 2012, 2017), Bhabha (1998), Candau (2012), entre outros intelectuais, movendo que o caminho possível para superar essas narrativas de opressão ao outro e a perspectiva de pensar numa educação pautada na interculturalidade.

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