Os benefícios da gestão escolar participativa a partir dos postulados da lei de diretrizes e bases e da carta magna

Sonia Maria da Fonseca Souza, Clodoaldo Sanches Fófano, Alcione Candido da Silva

Resumo


A preocupação básica deste estudo é refletir de que maneira a gestão
escolar participativa pode colaborar para o desenvolvimento do progresso
educacional, seguindo as orientações das legislações brasileiras que tratam de
assuntos relacionados à educação, juntamente com a Carta Magna. Este artigo tem
por objetivo discutir aspectos legais da gestão participativa, analisar os benefícios da
gestão participativa dentro das organizações escolares de uma perspectiva
democrática, com a colaboração da sociedade civil na elaboração, acompanhamento e análise das ações de gestão pública. Para isso, realizou-se uma
pesquisa bibliográfica considerando basicamente as contribuições de autores como
Antunes (2002), Bordenave (1994), Freire (1993; 1996), Libâneo (2001), Luck
(2009), Rosenau (2002) e Souza (1999). E conclui-se que o exercício dessa prática,
dentro do ambiente escolar, intensifica a legitimidade do sistema, melhorando assim
a qualidade pedagógica do processo educacional.
Palavras-chave: Gestão participativa. Ambiente escolar. Qualidade pedagógica.

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Referências


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