Tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de professores de língua espanhola
Resumo
Este estudo tem como base o Art. 43 da Lei de Diretrizes e Bases de
1996 (LDB), tendo como eixos os parágrafos II ao V e o Plano Nacional de
Graduação de 1999 (PNG), com o objetivo de apontar que as comunidades digitais
também são usadas por alunos dos cursos superiores como meio de complementar
o ensino e aprendizagem, reconhecendo que essas comunidades podem ser
ferramentas que irão contribuir em sua formação docente partindo da premissa de
que as redes sociais possuem funcionalidades que permitem uma aprendizagem
construtiva, colaborativa e autônoma através das publicações dos materiais,
podendo ser acessados a qualquer momento pelos estudantes, como também para
tirar dúvidas e/ou trocar informações e mostrar que nos dias atuais as tecnologias
digitais fazem parte do ambiente escolar independentemente do nível de
escolaridade dos alunos. Este trabalho é um relato de experiência que tem sido
realizado com alunas do curso de Letras/Espanhol do Centro Universitário São José
no município de Itaperuna/RJ. Com objetivo pedagógico foi criado uma comunidade na rede social Facebook para ensino-aprendizagem de língua espanhola buscando inserir as futuras docentes no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como suporte para a sua atuação posterior em sala de aula. Utilizou-se a metodologia quantitativa e a pesquisa-ação (KAUARK, MANHÃES, MEDEIROS, 2010), buscando fundamentação em teóricos como Allan (2015), Bannell (2016), Kenski (2007), Montes (2016) entre outros.
Palavras-chave: Formação discente. Língua Espanhola. Rede social. TDIC.
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