TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA

Juliana da Conceição Sampaio Lóss, Lais Soliño Abreu Dantas, Laila Caraline Almeida Coelho Xavier, Roberto Batista Marques Junior, Rosalee Santos Crespo Istoe

Resumo


O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é definido como um transtorno neurobiológico no desenvolvimento do autocontrole, sendo marcado por déficits referentes aos períodos de atenção, ao manejo dos impulsos e ao nível de atividade. Esse estudo buscou descrever e analisar a prevalência de crianças com TDAH que apresentam dificuldades na aprendizagem, atendidas na Unidade de Atenção Pediátrica de Itaperuna (Rio de Janeiro), levando em consideração os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Como metodologia será utilizado um questionário sócio demográfico, uma entrevista semiestruturada e o questionário com base nos critérios do manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-V. Os dados foram analisados qualitativamente (análise da entrevista) e quantitativamente (análise dos dados obtidos por meio do questionário com base no DSM-V, sendo feito ainda um levantamento bibliográfico para embasamento teórico, mediante análise de artigos científicos extraídos das bases de dados Scielo, Pubmed, Redalyc, a partir dos descritores: Transtorno do défict de atenção e hiperatividade, dificuldade na aprendizagem, dentre outros importantes autores que versam sobre o tema. Foi possível concluir que na amostra verificada todos os sujeitos com queixa de dificuldade de aprendizagem fecham diagnóstico para TDAH.


Texto completo:

Sem título

Referências


ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA (APA). Manual Estatístico e Diagnóstico dos Transtornos Mentais, 5a edição - DSM-5. Porto Alegre: Artmed; 2014.

ALMEIDA, I; JÚNIOR, A. Os impactos biopsicossociais sofridos pela população infantil durante a pandemia do COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n.2, e54210212286, 2021.)

BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni; CASELLA, Erasmo Barbante. Compreendendo o impacto do TDAH na dinâmica familiar e as possibilidades de intervenção. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 32, n. 97, p. 93-103, 2015.   Disponível em . acessos em 29 ago.  2022.

BARKLEY, R. A. TDAH: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BUKSTEIN, O. Attention deficit hyperactivity disorder in adults: Epidemiology, pathogenesis, clinical features, course, assessment, and diagnosis. Uptodate. 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/attention-deficit-hyperactivity-disorder-in-adults-epidemiology-pathogenesis-clinical-features-course-assessment-and-diagnosis?search=attention-deficit-hyperactivity-disorder-in-adults-epidemiology-pathogenesis-clinical-features-course-assessment-and-diagnosis&source=search_result&selectedTitle=1~150&usage_type=default&display_rank=1#H327210215. Acesso em 30 de maio de 20200.

CHEROLT, N. Défict de atenção e hiperatividade e os desafios no ensino e na aprendizagem em tempos de pandemia da Covid-19. Alegrete, 2020.

COSTA, Thaís Virginia. Construção do perfil de metilação do indivíduo portadores do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) utilizando as técnias array e MLPA. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019. https://doi.org/10.11606/T.5.2020.tde-11022020-160027

COUTO, Taciana de Souza; DE MELO-JUNIOR, Mario Ribeiro e DE ARAUJO GOMES, Cláudia Roberta. Aspectos neurobiológicos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 241-251. ISSN 1806-5821.

DSM-V. Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos mentais. 5ª Edição

FARRÉ, A.; NARBONA, J. Índice de hiperquinesia y rendimiento escolar: validación del cuestionario de Conners en nuestro medio. Acta Pediatric Española. 1989;47(2):103-9.

GUARDIOLA, A.; FUCHS, F. D; ROTTA, N.T. Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students: comparison between DSM-IV and neuropsychological criteria. Arq Neuropsiquiatr. 2000;58(2B):401-7.

HAWI, Z.; CUMMINS, T. D. R.; TONG, J., et al. The molecular genetic architecture of attention deficit hyperactivity disorder. Molecular Psychiatry. Jan 2015; 20(3): 289-297.

KRULL, R. K. Attention deficit hyperactivity disorder in children and adolescents: Clinical features and diagnosis. Uptodate. 2019. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/attention-deficit-hyperactivity-disorder-in-children-and-adolescents-clinical-features-and-diagnosis?search=attention-deficit-hyperactivity-disorder-in-children-and-adolescents-clinical-features-and-diagnosis&source=search_result&selectedTitle=1~150&usage_type=default&display_rank=1. Acesso em 30 de maio de 20200.

KRULL, R. K. Attention deficit hyperactivity disorder in children and adolescents: Overview of treatment and prognosis. Uptodate. 2020. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/attention-deficit-hyperactivity-disorder-in-children-and-adolescents-overview-of-treatment-and-prognosis?sectionName=PROGNOSIS&search=TDAh&topicRef=624&anchor=H16&source=see_link#H268239. Acesso em 30 de maio de 20200.

KRULL, R. K. Attention deficit hyperactivity disorder in children and adolescents: Treatment with medications. Uptodate. 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/attention-deficit-hyperactivity-disorder-in-children-and-adolescents-treatment-with medications?search=TDAh&source=search_result&selectedTitle=3~150&usage_type=default&display_rank=3#H2007901217. Acesso em 30 de maio de 20200.

NIGG, J; NIKOLAS, M.; BURT, S. Measured gene by environment interation in relation to attention deficit/hyperactivity disorder. I am Acad Child Adolesc Psychiatry 2010; 49: 863- 873.

RODRIGUES, A.C.; LEITE, A. J. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: causas, diagnóstico e tratamento. Rev Med UFC. 2016 jul-dez:56(2): 72.

ROHDE L.A., BARBOSA, G., TRAMONTINA, S, POLANCZYK, G. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização diagnóstica e terapêutica. Rev Bras Psiquiatr. 2000;22 Supl 2:7-11.

RHODE, L. A.; HALPERN, R. J: Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno hipercinético, TDAH. Pediatr (Rio J). 2004;80(2 Supl):S61-S70

SANTOS, L. F; VASCONCELOS, L. A. Transtornos de déficit de atenção com hiperatividade em crianças: uma revisão interdisciplinar. Psicologia: teoria e pesquisa,Brasília. Outubro/ dezembro, 2010.

VASCONCELOS, M. M.; et al. Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primária. Arq Neuropsiquiatr. 2003;61(1):67-73


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: