ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM SÍNDROME DE GUILLAIN BARRÉ

Sabrina Cardoso Ferreira, Bruna da Silva Lopes

Resumo


A síndrome de Guillain Barré (SGB) é uma neuropatia periférica progressiva auto-imune, que afeta os músculos do organismo humano, uma síndrome cuja etiologia é desconhecida, o que gerou o seguinte problema: Como a enfermagem pode atuar minimizando os sintomas da síndrome de guillain barré, e ainda proporcionar bem-estar e qualidade de vida ao paciente portador da SGB? Portanto o presente estudo tem como objetivo, descrever a assistência de enfermagem aos portadores da SGB, através da análise de um caso clínico, indicando os cuidados de enfermagem necessários a esse paciente. Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. As informações foram colhidas por meio de uma pesquisa documental, analisando um estudo de caso de um paciente portador de SGB, internado no HSJA no município de Itaperuna. Diante da análise do estudo de caso elaboramos um plano de cuidados relativo ao Histórico do cliente suas queixas e complicações. Diante de todas as informações expostas, podemos constatar a grande importância da Assistência de Enfermagem ao cliente portador da Síndrome de Guillain-Barré, como também a preparação da Equipe de Enfermagem nesta assistência, o que possibilitou também ampliar a visão em relação as intercorrências que podem influenciar as ações da Enfermagem, permitindo maior aproximação com o conteúdo abordado.


Texto completo:

Sem título

Referências


BOCAYUVA, Helena. Vinte Cinco dias às voltas com Guillain-Barré. Revista EPOS, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 264-273, jul./dez. 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Síndrome de Guilhain Barré. Portaria SAS/MS n. 497, de 23 de dezembro de 2009. Disponível em: . Acesso em: 1 maio de 2016.

CASAROLLI, Ana Cristina Geiss et al. Assistência de Enfermagem na Síndrome de Guillain-Barré: Uma Revisão da Literatura. Revista Contexto e Saúde, Ijuí, v. 14, n.27, p.16-22, jul./dez. 2014.

FEITOSA, M. C.; LEITE, I. R. L.; SILVA, G. R. F. Demanda de intervenções de enfermagem a pacientes sob cuidados intensivos: NAS – nursing activities score. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 682-688, out./dez. 2012.

FERRARINI, Maria Aparecida G. et al. Síndrome de Guillain-Barré em associação temporal com a vacina influenza A. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo-SP, n. 29, 4, p.685-688, outubro 2010/março 2011.

FONSECA, Teresa et al. Síndrome de Guillain-Barré. Revista Científica da Ordem dos Médicos-Acta Médica Portuguesa, Portugal, n. 17, p. 119-122, 2004.

SOUZA, Adriana Verli de; SOUZA, Michelle A. Ferreira de. Síndrome de Guillain Barré sob os cuidados de Enfermagem. Revista Meio Ambiente e Saúde, Manhuaçu-MG, n. 2,1, 89-102, maio/junho 2007. 29/06/2007.

OLIVEIRA, C. dos S. Metodologia Científica, Planejamento e Técnicas de Pesquisa: Umas Visão Holística do Conhecimento Humano. São Paulo: Ltr, 2000.

SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Brunner e Suddarth Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, 10 ed, v 4, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: