UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA APLICADA AO PLANEJAMENTO DE FINANÇAS PESSOAIS

Rebeca Ferreira de Souza, Victor Tomazinho Bartolazzi, Armênia Arantes Guimarães, Victor Barbosa de Souza

Resumo


Vive-se em uma sociedade onde os exageros financeiros são regulares e as consequências são endividamentos contínuos ou reduções de patrimônio. Este estudo tem como objetivo reiterar a importância da educação financeira e a utilização das ferramentas orçamento e fluxo de caixa no desenvolvimento da gestão financeira pessoal. Para atingir os resultados, aplicou-se um questionário a 230 pessoas entre 18 e 60 anos sobre o controle pessoal de suas finanças. Quanto aos resultados obtidos, verificou-se que 43% dos respondentes estão razoavelmente seguros com relação aos seus conhecimentos financeiros, 36% não estão muito seguros, enquanto 9% sentem-se muito seguros. Identificou-se que 59% dos respondentes possuem algum tipo de dívida e que 73% não realizam investimentos pensando em sua aposentadoria.

Texto completo:

Sem título

Referências


ALMEIDA, Alberto Carlos. A cabeça do brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2007 ASSAF NETO, Alexandra. Mercado financeiro. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

ARAÚJO, Sérgio Guedes da Cunha; CORDEIRO, Rebeca Albuquerque; CAVALCANTE, Carlos Eduardo. Análise do comportamento dos investidores em ações de João Pessoa/PB. Revista INGEPRO: Inovação, Gestão e Produção, Paraíba, v. 2, n. 1, p. 85-96, jan. 2010.

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

BERNSTEIN, Peter L.; DAMODARAN, Aswath. Administração de investimentos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

BITENCOURT, Cleusa Marli Gollo. Finanças pessoais versus finanças empresariais. 2004. 85 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Programa de Pós- Graduação em Economia, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

BM&F BOVESPA. Planilha de Orçamento. Disponível em: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/educacional/educacao-financeira/planilha-deorcamento/. Acesso em: 25 jun. 2019.

BOLSA DE VALORES, MERCADORIAS E FUTUROS DE SÃO PAULO (BM&FBOVESPA). BM & FBOVESPA. Disponível em: . Acesso em: 24 outubro de 2019.

BRAUNSTEIN, Sandra.; WELCH, Carolyn. Financial literacy: An overview od practice, research, and policy. Federal Reserve Bulletin, Estados Unidos, p. 445-457, nov./2002.

CAVALCANTE, Francisco; MISUMI, Jorge Yoshio. Mercado de capitais. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

CERBASI, Gustavo P. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. São Paulo: Gente, 2004.

CERBASI, Gustavo P. Dinheiro –Os segredos de quem têm: como conquistar e manter sua independência financeira. São Paulo: Gente, 2005.

CERBASI, Gustavo. Como organizar sua vida financeira: Inteligência financeira pessoal na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração financeira: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

ENEF. Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) - Banco Central Brasil: Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em 27/05/2019

FRANKENBERG, Louis. Seu futuro financeiro. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

HALFELD, Mauro. Como administrar melhor o seu dinheiro. São Paulo: Fundamento Educacional, 2007.

HALFELD, Mauro. Investimentos: como administrar melhor o seu dinheiro. 2 ed. São Pulo: Fundamento Educacional, 2004.

HUSTON, S. J.(2010). Measuring Financial Literacy. Journal of Consumer Affairs, v. 44, n.2, p. 296-316.

JACOB, Katy et al. Tools for survival: An analysis of financial literacy programs fo lowerincome families. Chicago: Woodstok Institute, Jan/2000.

KIYOSAKI, Robert T. LECHTER, Sharon L. Pai rico: o guia de investimentos. 10 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

LUQUET, Mara. Guia Valor Econômico de Finanças Pessoais. São Paulo: Globo, 2000.

MACEDO JR., Jurandir Sell. A Árvore do Dinheiro: guia para cultivar a sua independência financeira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

MACHADO, J. R.. Administração de Finanças Empresariais. 2o ed. Rio de Janeiro:Qualitymark, 2004.

MASSAKAZU, Hoji. Finanças da família o caminho para a independência financeira. São Paulo: Profit Books, 2001.

ORGANISATON FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Improving Financial Literacy – Analysis of inssues and policies. Paris, 2005.

PEREIRA, Glória Maria Garcia. A energia do dinheiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

PETER, Luciani Dallmann; PALMEIRA, Eduardo Mauch. Estudo sobre a educação financeira como disciplina escolar a partir das séries iniciais. 2013. Disponívelem:. Acesso em 29/05/2019

PIVETTA, Geize, A Utilização do fluxo de caixa nas empresas: Um modelo para apequena empresa. Revista Eletrônica de Contabilidade - Curso de Ciências Contábeis - UFSM. Volume I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005. Disponível em: . Acesso em 15/06/2019.

REILLY, Frank; BROWN, Keith C. Investment analysis and portfolio management. 7. ed. Ohio: Th omson Learning, 2003.

SILVA, Eduardo D. Gestão em Finanças Pessoais: uma metodologia para se adquirir educação e saúde financeira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

SOUZA, Débora Patrícia de. A Importância da Educação Financeira Infantil. 2012. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) –Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, 2012.

TEIXEIRA, Aline de Oliveira et al. Vantagens e desvantagens da implantação da disciplina educação financeira nas escolas de ensino médio na cidade de pinhais – PR pinhais/PR 2010. 2010. 82 f. Monografia (Graduação em Administração de Empresas) – Faculdades de Pinhais, Pinhais, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: