IMPACTOS ECONÔMICOS DO CONSUMO “MADE IN CHINA” NO BRASIL

Alexsander Junior da Silva Fernandes, Mariah Rosmaninho Siqueira Primo, Altina Silva Oliveira Dionísio, Sonia Maria Fonseca Souza

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos que a economia brasileira
vivencia, devido ao sucesso dos produtos varejistas asiáticos, e quais medidas estão sendo
tomadas para amenizar esses impactos. O estudo está fundamentado na pesquisa
bibliográfica no qual foi realizado por meio de análise de fontes básicas de pesquisa e na
análise de uma pesquisa de campo, que teve como instrumento de coleta de dados o
questionário, a fim de analisar como as vendas de micro e pequenas empresas varejistas
foram afetadas com o aumento do consumo de produtos asiáticos. Os resultados apontam
que o principal impacto afeta diretamente nas vendas das empresas varejistas do Brasil,
que possuem uma desvantagem competitiva em relação aos concorrentes asiáticos, que
vendem seus produtos a preços muito baixos em relação aos produtos nacionais. Além
disso, a falta de uma tributação eficiente também encoraja os consumidores brasileiros a
consumir cada vez mais esses produtos. Logo, conclui-se que o crescente consumo de
produtos asiáticos representa uma concorrência significativa contra as varejistas brasileiras,
que não possuem vantagens competitivas para disputar com a vasta variedade de produtos
e preços muito baixos em relação ao Brasil. Dessa forma, muitos brasileiros preferem. comprar diretamente em sites asiáticos, prejudicando a economia das empresas nacionais.


Texto completo:

Sem título

Referências


ABBAD, M.; ABBAD, R.; SALEH, M. Limitations of e-commerce in developing

countries: Jordan case. Education, Business and Society: Contemporary Middle

Eastern Issues, 4(4), 280–291, 2011. https://doi.org/10.1108/17537981111190060.

Acesso em: 01 set. 2022.

ALMEIDA, E. O impacto da importação de produtos manufaturados na economia e

no mercado de trabalho brasileiro. JUS, 2020. Disponível em:

https://jus.com.br/artigos/83465/o-impacto-da-importacao-de-produtos-manufaturado

s-na-economia-e-no-mercado-de-trabalho-brasileiro. Acesso em: 21 nov. 2022.

BRASIL. Controladoria-Geral da União. Ministério das Relações Exteriores. GOV,

Disponível em:

https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/relacoes-bilaterais/todos-os-paises/republicapopular-

da-china. Acesso em: 21 nov. 2022.

BRASIL X CHINA: suas vantagens no momento da importação ou exportação.

Youtrading, 2022. Disponível em:

https://www.youtrading.com.br/blog/brasil-x-china-suas-vantagens-momento-importa

cao-exportacao.html. Acesso em: 14 ago. 2022

Brasileiros “enchem os carrinhos” no shopee, shein e aliexpress. Diário do

Comércio, 2022. Disponível em:

https://diariodocomercio.com.br/negocios/brasileiros-enchem-os-carrinhos-no-shope

e-shein-e-aliexpress/. Acesso em: 02 set. 2022.

CHIUSOLI, C. L.; BONFIM, R. S. E-commerce: o comportamento de compras

on-line na percepção dos consumidores. Revista Administração Em Diálogo -

RAD, 22(2), 115– 133, 2020. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i2.46989.

Acesso em: 22 ago. 2022.

FALLA, N. Expansão da Shein no Brasil acende alerta nas varejistas de moda.

Forbes, 2022. Disponível em:

https://forbes.com.br/forbes-money/2022/07/expansao-da-shein-no-brasil-acende-al

erta-nas-varejistas-de-moda/. Acesso em: 15 ago. 2022.

HUNG, Ho-fung. A ascensão da China, a Ásia e o sul global. Tradução: Hugo Dahlin

e João Victor Guimarães . Revista de Economia Contemporânea [online]. 2018, v.

, n. 01. Disponível em: . Epub

Jun 2018. ISSN 1980-5527. https://doi.org/10.1590/198055272213.Acesso em:

ago. 2022.

LANDIM, W. “É lei: compras internacionais abaixo de US$ 100 não podem ser

tributadas". Jusbrasil, 2013. Disponível em:

https://rafaelcosta.jusbrasil.com.br/noticias/112392862/e-lei-compras-internacionaisabaixo-

de-us-100-nao-podem-ser-tributadas#:~:text=A%20portaria%20MF%20156%

C%20de,o%20destinat%C3%A1rio%20sejam%20pessoas%20f%C3%ADsicas%E

%80%9D. Acesso em: 16 set. 2022.

MARTINS, R. “PIB do Brasil avança 1,2% no 2º trimestre, em sua quarta alta

seguida.” G1, 2022. Disponível em:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/09/01/pib-do-brasil-avanca-12percent-n

o-2o-trimestre.ghtml. Acesso em: 13 nov. 2022

MENDONÇA, H. G. 2016. E-commerce. IPTEC, 4(2), 240–251.

https://doi.org/10.5585/iptec.v4i2.68. Acesso em: 13 ago. 2022.

MOREIRA, Z. “Por trás das grandes marcas, há etiqueta "Made in China”. O

Tempo, 2010, Disponível em:

https://mais.opovo.com.br/jornal/reportagem/2021/01/31/made-in-china--como-o-pai

s-asiatico-se-desenvolveu-e-caminha-para-ser-a-principal-potencia-do-planeta.html.

Acesso em: 20 set. 2022.

ORTEGA, F. “Shopee, AliExpress e Shein já ameaçam varejistas do Brasil, dizem

analistas”. Investnews, 2022. Disponível em:

https://investnews.com.br/financas/comercio-eletronico-asiatico-varejistas-do-brasil/.

Acesso em: 31 out. 2022.

PIMENTEL, S. “Made in China: Como o país asiático se desenvolveu e caminha

para ser a principal potência do planeta”. O Povo, 2021, Disponível em:

https://mais.opovo.com.br/jornal/reportagem/2021/01/31/made-in-china--como-o-pai

s-asiatico-se-desenvolveu-e-caminha-para-ser-a-principal-potencia-do-planeta.html.

Acesso em: 28 set. 2022.

PUPO, F. A receita federal mira empresas estrangeiras de comércio eletrônico que

atuam no Brasil. IDV Instituto para desenvolvimento do varejo, 2022. Disponível

em:

https://www.idv.org.br/sala-de-imprensa/a-receita-federal-mira-empresas-estrangeira

s-de-comercio-eletronico-que-atuam-nobrasil/#:~:text=%E2%80%9CAproveitandose

%20da%20pandemia%2C,afirma%20o%20texto%20do%20IDV. Acesso em: 16 set.

RAUPP, M. Por que os produtos da china são mais baratos? Engeplus, 2017.

Disponível em: https://www.engeplus.com.br/noticia/economia/2017/por-que-os-produtos-da-china-s

ao-mais-baratos. Acesso em: 15 set. 2022.

SHARMA, G.; LIJUAN, W. The effects of online service quality of e-commerce

Websites on user satisfaction. The Electronic Library, 33(3), 468–485, 2015.

https://doi.org/10.1108/EL-10-2013-0193. Acesso em: 19 ago. 2022.

SENARATHNA, I.; WARREN, M.; YEOH, W.; SALZMAN, S. The influence of

organization culture on E-commerce adoption. Industrial Management and Data

Systems, 114(7), 1007–1021, 2014. https://doi.org/10.1108/IMDS-03-2014-0076.

Acesso em: 21 ago. 2022.

TORRES, P. M.; LISBOA, J. V.; YASIN, M. M. E-commerce strategies and corporate

performance: an empirical investigation. Competitiveness Review, 24(5), 463–481,

https://doi.org/10.1108/CR-06-2013-0064. Acesso em: 19 ago. 2022.

TORTORELLO, B. “No cenário econômico instável, o e-commerce se destaca e traz

oportunidades”. E-commerce Brasil, 2022. Disponível em:

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/e-commerce-traz-oportunidades.Acess

o em: 01 nov. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: