A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS

Ana Lucia Lima da Costa Schmidt, Vivian Ribeiro Carvalho

Resumo


Este trabalho de pesquisa objetiva discutir a importância da leitura literária na formação do cidadão crítico. A leitura literária despertada e trabalhada desde as séries iniciais é capaz de colaborar de forma positiva na formação de um aluno com mais autonomia e protagonismo diante da sociedade na qual está inserido.

A questão problema que norteará este trabalho será: em que medida a leitura literária desde o Ensino Fundamental favorece a formação do cidadão crítico, criativo e reflexivo que a escola pretende formar? Nossa hipótese de trabalho está calcada no ponto de que a leitura literária exercida desde a tenra idade favorece a formação do leitor crítico a partir da criação de um pecúlio cultural nesse leitor, capaz de fazê-lo entender o texto nas entrelinhas e relacioná-los a outros textos que o antecederam. Iremos abordar os conceitos de leitura literária, bem como o trabalho com o estudo dos clássicos como ponto de partida para a discussão pretendida. A opção pelo estudo dos clássicos é apoiada principalmente em Machado (2002) que ressalta que o clássico é uma obra que nunca envelhece e sempre estará disponível para infinitas leituras e novas camadas de significações a serem desvendadas a cada leitura dada. Partiremos dos trabalhos desenvolvidos por Machado (2002), Calvino (2001), Bloom (1993) Schmidt (2020) e a própria BNCC (2017) para subsidiar teoricamente a pesquisa.


Texto completo:

Sem título

Referências


AGUIAR, Vera Teixeira e BORDINI Maria da Glória. Literatura e Formação do leitor: Alternativas Metodológicas. Porto Alegre. Mercado Aberto, 1993.

BLOOM, Harold. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20nov_site.pdf. Acesso em: 20 de março de 2022.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das

Letras, 1993.

CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Duas cidades, 2004

FREIRE, Paulo. A importância do ato de Ler: em três artigos que se completam. 44 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. In: Estudos Avançados 15 (41) 2001. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/eav/article/view/9805. Acessado em: 05 maio 2022.

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais

desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002

MARIA, Luzia de. Amor Literário – 10 instigantes roteiros para você viajar pela cultura letrada. Niterói: Editora Ler & Cultivar, 2016

_______________ O Clube do Livro – ser leitor, que diferença faz? São Paulo: Global, 2016.

SCHMIDT, Ana Lúcia Lima da Costa. “Os desafios do trabalho com os clássicos universais no estudo dos gêneros literários no Ensino fundamental II: relato de experiência no ensino remoto”. Revista Philologus, Ano 26, n. 78 Supl. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez.2020

________________A literatura na formação do cidadão empático. Revista Transformar. Itaperuna: CENICE, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: