APRENDER BRINCANDO: a ludicidade e a criação de currículos na Educação Infantil

Ana Lucia Lima da Costa Schmidt, Alexandra Carvalho Faustino Santiago

Resumo


O brincar faz parte das ações e do imaginário infantil. Pelo ato de brincar a criança interage consigo, com outras crianças e com seu meio. A brincadeira estimula o desenvolvimento, o conhecimento, a criatividade e, inclusive, experiências emocionais, corporais, cognitivas sensoriais, dentre outras. A Educação Infantil não é apenas um espaço do brincar por si só, é muito mais, porque o brincar com o direcionamento do professor influencia na qualidade do aprendizado. Considerando que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e nela se inicia a escolarização da criança, é de grande relevância que se estabeleça a compreensão de que esta etapa seja um momento oportuno de integração entre o educar e o cuidar, pensar em como a ludicidade seja primordial para o desenvolvimento da criança em seus diferentes aspectos. Desta forma, essa pesquisa não busca apresentar uma visão única e acabada sobre o referido assunto, mas contribuir para o aprofundamento do tema e possibilitar novas reflexões e discussões do docente sobre o tema em questão, ampliando e aprofundamento conhecimentos que ampliem as propostas educativas voltadas para o lúdico como parte do currículo da Educação Infantil.


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