O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”
Resumo
A temática do presente trabalho consiste na apresentação de uma abordagem de ensino das figuras de linguagem que vai além da perspectiva tradicional ensinada nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Nesse sentido, em linhas gerais, pretende-se mostrar uma prática produtiva de ensino com as figuras de linguagem na sala de aula. Quanto aos objetivos específicos, este artigo busca fazer um parâmetro entre o ensino tradicional e o ensino atual de LP; discorrer sobre as figuras de linguagem e, por fim, identificar como esses recursos linguísticos aparecem no gênero musical sofrência, mais especificamente, na música “Eu sei de cor”, da cantora Marília Mendonça. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada nos seguintes teóricos: Antunes (2003), Brasil (2018), Cegalla (2010), entre outros. Como resultado, conclui-se que a utilização restrita das práticas tradicionais de ensino não dialoga mais com os interesses e necessidades dos alunos, visto que o mundo está em constante evolução, portanto, as práticas educacionais precisam estar alinhadas às práticas comunicativas e/ou culturais vivenciadas pelos discentes.
Texto completo:
Sem títuloReferências
ACCIOLY, D. Português para o Enem – #06. n7: A informação em apenas um
clique., 10 nov. 2021. Disponível em: https://portaln7.com.br/2021/11/10/o-que-marilia-mendonca-me-ensina-sobre-figuras
-de-linguagem/. Acesso em: 21 nov. 2022.
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola,
AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo:
Publifolha, 2008.
BAKHTIN, M. (VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich). Marxismo e filosofia da
linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo:
Hucitec, 2009.
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
______. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro:
Lucerna, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília:
MEC/SEB, 2018.
CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. ed. rev. São
Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010.
CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português linguagens: volume 1. 7.ed.
reform. São Paulo: Saraiva, 2010.
EU SEI DE COR - Marília Mendonça. LETRAS MUS BR. Disponível em:
https://www.letras.mus.br/marilia-mendonca/eu-sei-de-cor/. Acesso em: 21 nov.
FERNANDES, R. LITERATURA – CLASSICISMO E FIGURAS DE LINGUAGEM
-MÚSICA EU SEI DE COR – 1º ANO – COM RESPOSTA. Acessaber, [s.d.].
Disponível em:
https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-classicismo-e-figuras-de
-linguagem-1o-ano-do-ensino-medio/attachment/sei-comrespos-2/. Acesso em: 21
nov. 2022.
FONSECA, F. V. P. A analogia e a metáfora. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa,
maio 2003. Disponível em:
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-analogia-e-a-metafora/10989.
Acesso em: 03 nov. 2022.
MARÍLIA Mendonça participou de 'A força do querer' e embalou trilha sonora de
novelas. EXTRA, 06 nov. 2021. Disponível em:
https://extra.globo.com/tv-e-lazer/marilia-mendonca-participou-de-forca-do-querer-e
mbalou-trilha-sonora-de-novelas-rv1-1-25266429.html. Acesso em: 01 dez. 2022.
ORTEGA, R. Marília Mendonça ainda é artista mais ouvida do Brasil no YouTube um
ano após sua morte. G1, 04 nov. 2022. Disponível em:
https://g1.globo.com/pop-arte/musica/circuito-sertanejo/noticia/2022/11/04/marilia-m
endonca-ainda-e-artista-mais-ouvida-do-brasil-no-youtube-um-ano-apos-sua-morte.
ghtmlv. Acesso em: 30 nov. 2022.
RAMIRES, E. M. G; CAMARGO, G. F. O. Figuras de retórica na (po)ética de
Manoel de Barros. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003.
SARDINHA, T. B. Metáfora. São Paulo: Parábola, 2007.
SINESTESIA (figura de linguagem). Mundo Educação, 2022. Disponível em:
https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/sinestesia-figura-de-linguagem.htm.
Acesso em: 03 nov. 2022.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de
gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.