O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”

Mayara Xavier Vito Pezarino, Ester Portugal da Silva Rocha, Lorrane Estácio do Prado da Silva, Eliana Crispim França Luquetti

Resumo


A temática do presente trabalho consiste na apresentação de uma abordagem de ensino das figuras de linguagem que vai além da perspectiva tradicional ensinada nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Nesse sentido, em linhas gerais, pretende-se mostrar uma prática produtiva de ensino com as figuras de linguagem na sala de aula. Quanto aos objetivos específicos, este artigo busca fazer um parâmetro entre o ensino tradicional e o ensino atual de LP; discorrer sobre as figuras de linguagem e, por fim, identificar como esses recursos linguísticos aparecem no gênero musical sofrência, mais especificamente, na música “Eu sei de cor”, da cantora Marília Mendonça. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada nos seguintes teóricos: Antunes (2003), Brasil (2018), Cegalla (2010), entre outros. Como resultado, conclui-se que a utilização restrita das práticas tradicionais de ensino não dialoga mais com os interesses e necessidades dos alunos, visto que o mundo está em constante evolução, portanto, as práticas educacionais precisam estar alinhadas às práticas comunicativas e/ou culturais vivenciadas pelos discentes.


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