Pesquisa no cotidiano escolar: reprodução X reconstrução do conhecimento

Elielza Da Silva Cruz Machado

Resumo


Este estudo de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico tem por objetivo investigar e refletir sobre o papel da pesquisa no cotidiano escolar. Mostrou-se que a pesquisa pode ser um instrumento eficaz na construção da aprendizagem significativa, possibilitando a formação de alunos ativos na construção do saber, e não na sua reprodução. O educar pela pesquisa deve propor uma modificação na forma de educar tendo como objetivo incentivar o questionamento dentro de um processo de reconstrução do conhecimento. Educar pela pesquisa é ir contra a cópia do método reprodutivo, e a favor do método reconstrutivo. Assim sendo, assinalou-se que os profissionais da educação precisam aprender a não banalizar a pesquisa na escola, uma vez que ela ao ser trabalhada de forma correta, pode funcionar como força motriz para o desenvolvimento da curiosidade e da independência mental do indivíduo. Tal fato leva-nos a conceber que a prática da pesquisa no dia a dia do processo educacional torna a prática do professor numa prática transformadora. Espera-se que este estudo sirva de reflexão àqueles envolvidos com a prática educacional.

 

 

Palavras-chave: Pesquisa; construção do conhecimento; Aprendizagem significativa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: