O Estudo do Endomarketing como Ferramenta Estratégica de Motivação em uma Empresa do Segmento de Bebidas em Campos dos Goytacazes RJ

Douglas Ramos Franco, Marcelo Bandeira Martins, Victor Tomazinho Bartolazzi

Resumo


O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o uso do endomarketing como ferramenta estratégica de motivação em uma grande empresa do segmento de bebidas em Campos dos Goytacazes – RJ. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 30 colaboradores do setor de vendas, para entender como o marketing interno é trabalhado pela empresa e compreendido pelo colaborador. Um dos objetivos era conseguir um diagnóstico e analisar o grau de satisfação com as práticas de endomarketing adotadas; mostrar a influência do endomarketing como ferramenta estratégica de gestão na construção de um contexto de valorização e comprometimento dos colaboradores e de melhoria na percepção dos clientes internos. Desta forma gerar informações para que a empresa possa entender as necessidades dos funcionários e explorar ainda mais essa excelente ferramenta de motivação que é o endomarketing. A análise das informações do estudo confirma marketing interno presente na empresa, sendo considerado como fator positivo dentro da cultura organizacional.

Palavras-chave: Endomarketing; motivação; comunicação interna.


Texto completo:

Sem título

Referências


ANDRADA, Teobaldo. Para entender relações Públicas. 3º ed. São Paulo: Loyola, 2001.

BEKIN, S.F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 2004.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare Editora. 2010.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z. Como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. 3º Edição. São Paulo:  Integrare, 2010.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: Teora e pesquisa. São

CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos. 3 ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação a Administração Geral. 1ª ed. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1989.

DUBRIN, Andrew J. Princípios da Administração. Tradução Roberto Miradeo. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

FRANÇA, Fabio LEITE, G. A comunicação como estratégia de Recursos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: Enfoque nos papeis profissionais. 1 ed. – São Paulo, 2011.

Gomes, V. D., Cardoso, I.C.D., & Dias, S. A. V. (s.d). O poder da comunicação informal – "O Boato" (documento online) Administradores – O Portal da Administração. Acedido em 07 de Junho de 2009, em: http://www.administradores.com.br/producao_academica/o_poder_ da_comunicacao_informal_o_boato/1281/download/

KUNSCH, M.M.K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2003.

LACOMBE, Francisco José Masset. HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração Princípios e Tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

MATOS, Francisco Gomes de. Gestão de pessoas. Sao Paulo: Manole, 2009.

​ MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: Da revolução urbana à revolução digital. 5. ed. São Paulo: Atlas 2005.

MYCZKOWSKI, Maria Helena Bernardo; GIÁCOMO, Ana Cristina. A inclusão de meios digitais como ferramenta da comunicação corporativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30., Santos, 2007. Anais eletrônicos... São Paulo: Intercom, 2007.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Paulo: Monole, 2003.

PIMENTA, M.A. Comunicação empresarial. 4. ed. Campinas: Alínea, 2004.

RESTREPO, J. Mariluz, ANGULO, Jaime Rubio. Intervir na organizacão. Santafé de Bogotá: Editora Significantes de Papel, Serie: Comunicacão Organizacional, 1995.

RODRIGUES, A.; QUEIRÓS, A.; PIRES, C. The influenceofinternal marketing in theattitudesandbehaviorsofemployees: Applicationto a social andhealthcareorganization[A influência do marketing interno nas atitudes e comportamentos dos colaboradores: aplicação a uma organização de cuidado. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 34, n. 3, p. 292–304, 2016.

SOARES, Paulo Henrique Leal (2008). Mídia organizacional: o agendamento estratégico in ABERJE. Comunicação Interna: A força das empresas. Vol. 4 (pp. 97-110). São Paulo: Aberje Editorial.

​ TEIXEIRA, Elson Adalberto. Teoria Geral da Administração e Prática: TGA & P. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: