As Narrativas como Objeto para a Reflexão do Desenvolvimento Profissional da Docência e da Formação Continuada
Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar e compreender os elementos de desenvolvimento profissional da docência e de formação continuada, a partir das narrativas de uma professora de História da educação básica. Para tanto, foram sinalizadas as principais discussões conceituais acerca das categorias: desenvolvimento profissional da docência e formação continuada. Em seguida, considerando a abordagem qualitativa e naturezas empírico-bibliográfica da pesquisa, foram apresentados os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica e da entrevista narrativa que orientaram a produção dos dados. Ao fim, foram apresentadas as narrativas da professora Luísa, colaboradora da pesquisa, em que se evidenciam as reconstruções das memórias e das experiências presentes nas narrativas que indicam os caminhos do desenvolver e do formar na profissão docente.
Palavras-chave: Narrativas (Auto)biográficas; Desenvolvimento Profissional da Docência; Formação Continuada.
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Sem títuloReferências
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