RELIGIÃO X GESTÃO DE EMPRESAS: A importância do conhecimento das religiões para as negociações internacionais

Daniele Perissé Rangel

Resumo


Como advento da globalização as pessoas ficam cada vez mais conectadas em rede, umas às outras, acarretando num dinamismo acirrado da concorrência no mercado internacional, fazendo com que cada detalhe se torne um diferencial nessas negociações. Este artigo é um trabalho bibliográfico que objetiva demonstrar que as diferenças culturais de cada localidade regidas em grande parte ou totalmente por suas religiões pode se tornar uma barreira nessas negociações. Neste contexto esta pesquisa demonstra como está o cenário mercadológico mundial na atualidade e como a religião influência o comportamento das pessoas. Relata também as barreiras existentes nas relações internacionais baseadas em crenças religiosas, assim como a importância do caráter simbólico do consumo e as formalidades de protocolo nos negócios. Finalizo a pesquisa demonstrando como a cultura mantém sua proximidade com as relações de poder e permanecem associadas com as formas de dominação na sociedade.

Palavras-chave: Consumo. Barreira. Globalização. Poder


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: