Contribuições para o Ensino das Quatro Habilidades Linguísticas da Língua Inglesa através da Tecnologia

Ana Lucia Lima da Costa Schmidt, Ludyellen da Silva Barbosa, Mariana da Silva Oliveira

Resumo


O presente artigo visa contribuir para o Ensino da Língua Inglesa a partir do uso da tecnologia e trazer contribuições significativas através das habilidades linguísticas: Listening, Speaking, Reading e Writing.  Para que, além disso, seja possível discutir, desenvolver e propor estratégias de ensino que desenvolva e abranja essas quatro habilidades, a fim de que, o ensino de Língua Inglesa se torne muito mais útil, essencial e produtivo, levando o aluno a desenvolver competências comunicativas, e consequentemente, contribuir para a sua formação enquanto estudante.  Para isso, recorreu-se a fonte bibliográfica os PCNs de LEM (1998). Em seguida, para desenvolver a competência comunicativa no educando, é feita uma abordagem teórica sobre a importância dessas quatro habilidades para a comunicação. Conclui-se que é inegável que o uso da tecnologia como prática pedagógica é um recurso potencializador do processo de aprendizagem da língua inglesa.

Palavras-chave: Reading – speaking – listening – writing - tecnologia


Texto completo:

Sem título

Referências


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Estrangeira, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília, MEC, 1998.

_______. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Estrangeira. Secretaria da Educação Fundamental, 2ª Ed. Brasília, 1999.

_______. Ministério da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais, códigos e suas tecnologias. Língua estrangeira moderna. Brasília, Mec, 1999.

LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, 1999.

LIMA, Laís Teixeira; SOUZA Sonia Maria de Fonseca; LUQUETTI, Eliana Crispim França. O Ensino da Habilidade Oral da Língua Inglesa nas Escolas Públicas. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Cadernos do CNLF, Vol. XVIII, Nº 10 – Língua Clássica, Textos Clássico, Línguas Estrangeiras e Traduções. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2014.

MAROCHI, T. B. O processo de escrita em língua estrangeira: algumas reflexões. In: Anais do 5º Encontro do Celsul, Curitiba-PR, 2003.

OZCARIZ, Terezinha França Resende de; FIUZA, Ana Cristina Borges. A Língua Espanhola no Contexto Mundial. Vol. 01- São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: