Reflexões Relacionadas ao Uso da Gamificação no Ensino de Matemática

Sonia Fonseca Souza, Christian Laine da Silva Neves, Lucas Capita Quarto

Resumo


Resumo: O mundo se encontra inserido em um contexto tecnológico em constante evolução. Os recursos digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade promovendo inúmeras transformações sociais, culturais e econômicas. E dentro desse cenário, os tradicionais métodos de ensino se apresentam cada vez mais obsoletos. E dentre as disciplinas que mais sofrem impacto desse novo contexto, encontra-se a matemática. A matemática é uma das ciências mais antigas presentes nas civilizações, sendo um enorme desafio para as instituições e profissionais do ensino, propor para as atuais gerações, um ensino de matemática que seja atrativo e conivente com o atual contexto que a humanidade se encontra inserida. Frente ao exposto, o presente trabalho tem como objetivo discutir a respeito da gamificação como ferramenta potencializadora do processo de ensino dos conteúdos propostos na disciplina de matemática. Por sua vez, a gamificação consiste no uso de elementos de games em cenário que se divergem do entretenimento, como por exemplo, na educação. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados Google Acadêmico, LILACS, Scopus e Web Of Science, com os descritores: “gamificação; gamification; educação; e matemática”, para que fosse elaborado um referencial teórico acerca da temática. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 documentos para a discussão do objeto de pesquisa. O presente estudo permitiu a identificar que a gamificação é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino da matemática por promove estímulos que podem facilitar o processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Gamificação. Gamification. Ensino. Matemática.


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