PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PSICANALITICO SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

Carlos Eduardo Correa de Oliveira, Dolores Manhaes Alvares de Oliveira

Resumo


RESUMO: Uma das questões mais sérias que enfrenta o professor na sua prática cotidiana diz respeito a como estruturar melhor a relação professor-aluno. Os caminhos tradicionais da Pedagogia têm se revelado insuficiente para dar conta desse processo. Este trabalho, de cunho bibliográfico, pretende associar a Psicanálise Freudiana com educação, pois professores orientados pelo conhecimento psicanalítico podem dispor de saberes que lhe permitam conhecer, ou ao menos supor, o que se passa com seu aluno nas diferentes fases de seu desenvolvimento, os conflitos que podem estar atravessando e as angústias de que podem estar sendo vítimas. Ressalta a necessidade dos educadores conhecerem a relação transferencial freudiana, campo este que estabelece as condições para o aprender, presente na relação aluno-professor, para que se possa entender a sala de aula como um espaço de tensões, sentimentos e influências que agem sobre a aprendizagem. Destina-se, pois, aos educadores e demais interessados, que podem encontrar na psicanálise contribuições importantes visando favorecer o relacionamento aluno-professor. Buscou-se fundamentação nas teorias de Freud e suas aplicações na educação, como também analisar o que pensam os Psicanalistas da atualidade sobre a aplicação dos conhecimentos psicanalíticos na área educacional. Pretende abordar até que ponto o conhecimento acerca da Psicanálise freudiana pode contribuir para uma melhor educação escolar no decorrer do desenvolvimento do indivíduo.

Palavras-chave: Psicanálise, educação, Aluno-professor.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: