O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana

Arthur Gallo Garcia, Paulo Gabriel Mozeli Resende, Eliane Crispin França Luqueti, Clodoaldo Sanches Fofano, Elaine Borges da Silva Sueth

Resumo


RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar como o ensino de História Local no Município de Bom Jesus do Itabapoana é concebido e trabalhado pelos professores da rede pública municipal do 3º ano do Ensino Fundamental I, a fim de contribuir com os estudos que abrangem a temática da História local, tão relevante no campo historiográfico. A História local é um importante e necessário elemento curricular nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para a Base Nacional Comum Curricular no Ensino Fundamental especificamente na disciplina História, o “fazer história” pressupõe a construção de sujeitos, que fará correlação com o “Outro” utilizando-se de fontes e documentos, que podem ser escritos, materiais ou imateriais, ao pretender-se compreender a relação de tempo e espaço e das relações sociais deles inerente. Metodologicamente, a pesquisa está estruturada por meio de um estudo bibliográfico de base qualitativa, documental e dedutiva ao considerar as contribuições de teóricos cujas obras são pertinentes ao foco desse artigo. Em um segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi aplicado um questionário com os professores da disciplina de História Local com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de analisar suas percepções, falas e práticas sobre o tema. Constatou-se que os professores acreditam que a História Local é um fator de grande importância para a criação de um sentimento de pertencimento entre os alunos e a comunidade, mas têm como maior dificuldade o material didático e sua utilização em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de História. História Local. Bom Jesus do Itabapoana.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: