SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador

Valéria Rodrigues Machado, Ieda Tinoco Boechat, Mariana Fernandes Ramos Santos

Resumo


A Síndrome de Burnout, atualmente, tem sido alvo de pesquisadores interessados em compreender o sofrimento experimentado pelos professores em seu cotidiano laboral. O objetivo desse trabalho é propor uma reflexão sobre as consequências dessa síndrome na vida do educador, caracterizando-a, buscando descrever de que forma ela ocorre e quais os prejuízos que ocasiona na vida laboral do professor, apontando, assim, formas de prevenção e tratamento. Através de leitura de diferentes textos e artigos científicos sobre este assunto, foi observado que a síndrome em estudo é causada por fatores que vão desde aspectos políticos até aqueles vividos na sala de aula, prejudicando significativamente a saúde do educador. Esta se manifesta por sintomas físicos e psicológicos, comprometendo de tal modo o desempenho do professor, que alguns deles chegam mesmo a abandonar a sala de aula, seu ideal profissional.

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