UM OLHAR MENTE E CÉREBRO E O TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

Alessandra Tozatto, Mariana Fernandes Ramos Santos

Resumo


O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um transtorno mental grave que causa muito sofrimento à vida do indivíduo, afetando de forma intensa sua vida e de sua família. Pode ser comparado, em gravidade e em anos de incapacitação, a transtornos psiquiátricos como a esquizofrenia e o transtorno de humor bipolar. Pode se manifestar de diversos modos e algumas vezes os sintomas não são explícitos, mas predominantemente mentais o que pode confundir o paciente e dificultar o diagnóstico pelos profissionais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica no que se refere aos aspectos psicológicos e neurobiológicos do Transtorno. Concluímos que é preciso entender o Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecer suas possíveis causas neurobiológicas e as possibilidades de tratamento na busca de combater a incapacitação e o sofrimento que a doença pode causar.

Texto completo:

PDF

Referências


CORDIOLI, Aristides Volpato (Org). TOC: manual de terapia cognitivo-comportamental para o transtorno obsessivo-compulsivo. 2ª edição. Porto Alegre. Artmed, 2014.

______. Psicoterapias: abordagens atuais. 3ª edição. Porto Alegre. Artmed, 2008.

RAPOPORT, Judith L. O menino que não conseguia parar de se lavar: experiência e tratamento do distúrbio obsessivo-compulsivo. Rio de Janeiro. Marques Saraiva, 1990.

SILVA, Ana Beatriz B. Mentes e manias. TOC: transtorno obsessivo compulsivo. Rio de Janeiro. Objetiva, 2011.

STEKETEE, Gail; PIGOTT, Teresa. Transtorno obsessivo-compulsivo: as mais recentes estratégias de avaliação e tratamento. 3ª edição. Porto Alegre. Artmed, 2009.

TORRES, Albina; SHAVITT, Roseli Gedanke; MIGUEL, Eurípedes Constantino (Org). Medos, dúvidas e manias: orientações para pessoas com o transtorno obsessivo-compulsivo e seus familiares. 2ª edição. Porto Alegre. Artmed, 2013.

ZORZETO, Ricardo. As muitas faces da obsessão. Revista Pesquisa Fapesp. Edição 205. Março de 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: