RELAÇÃO INTERSEMIÓTICA ENTRE A DIVINA COMÉDIA E AMOR ALÉM DA VIDA

Sinthia Moreira Silva, Eliana Crispim França Luguetti, Edilaine da Silva Freitas, Roberta Santana Barroso

Resumo


A relação entre Literatura e Cinema é concedida no instante em que o Cinema alcança seu potencial narrativo. Assim, grandes artes interpretam o modelo fictício do romance para ajudá-lo a contar histórias, ao mesmo tempo em que dispensa a literatura desta “obrigação”. Este artigo objetiva ampliar a importância entre texto literário e cinema, como aqui retratado sob a forma do filme Amor além da vida e a obra A divina comédia. A Literatura Comparada está diretamente associada ao cinema, visto que toda obra cinematográfica é antes uma obra literária, já que é imprescindível um texto para que ocorra qualquer forma de comunicação e, consequentemente, literatura. Desse modo, o filme e a obra de Dante se relacionam, pois ambos representam a literatura.  Para a construção deste artigo, realizou-se pesquisa bibliográfica – baseada em livros, artigos científicos e filmes, composta de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado –, além da Literatura Comparada como coadjuvante da análise.


Texto completo:

PDF

Referências


ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Epubli, 2020.

CAVALCANTE, Acilon H. B. Dante Alighieri: o inferno e Florença. Urbana: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, v. 4, n. 1, p. 188-212, jan./jul. 2012. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2020.

DA SILVA, Matheus Alexandre Nazário; DE LIMA SILVA, Rita de Cássia Alves; DE MOURA CLEMENTE, Débora Cavalcantes. Para além de Beatrice: a representação feminina nos personagens secundários no Canto II do Inferno de Dante Aliguieri e sua importância para o enredo da obra. VI Congresso Nacional de Educação, Conedu. Fotaleza-CE, 11p. 24 a 26 out. 2019.

GEA, Nara Ribeiro. As re-significações míticas e o cinema: mitologia sagrada e profana na sétima arte 85f. Dissertação de Mestrado em Cognição e Linguagem. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Campos dos Goytacazes-RJ, 2007.

GOLVEIA, Sylvia Cristina Toledo. A escritura do som em sua inscrição na literatura e no cinema: o leimotiv e o suspense em Rebeca. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, ano 6, v. 2, 18p., jul./dez. 2017.

GUALDA, Linda Catarina. Literatura e Cinema: elo e confronto. Matrizes, ano 3, n. 2, p. 201-220, jan./jul. 2010.

MARTINS, Gilberto Figueiredo. De pisantes e pisados: representações da falta

(Percursos intertextuais e interdiscursivos com Alberto Moravia e Plínio Marcos). In: CAIRO, L.R. et al. (org.). Nas malhas da narratividade: Ensaios sobre literatura, história, teatro e cinema. Assis: UNESP, p. 141-154, 2007.

MOISÉS, Massaud. Classicismo. A Literatura Portuguesa. 37. ed. São Paulo: Cultrix, 2008.

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PEREIRA, Olga Arantes. Cinema e Literatura: dois sistemas semióticos distintos. Kalíope, São Paulo, ano 5, n. 10, p. 42-69, ago./dez., 2009.

PONTES-RIBEIRO, Dulce Helena. Leitura literária: a magia de saber com sabor. Revista Transformar, v. 9, p. 67-75, Itaperuna, RJ 2016.

SANGUINÉ, Milene Gomes Sacco et al. Expressões do inferno e tecnologias do imaginário: de Dante a Godard. 157f. Dissertação de Mestrado.dFaculdade De Comunicação Social, Pós-Graduação em Comunicação Social, PUCRS. Porto Alegre-RS, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2017.

SANTOS, Elaine Cristina Prado dos. A catábase: a descida aos infernos, segundo a visão de Vergílio, de M. Camus e de V. Ward. 7p. XI Congresso Internacional da Abralic: Tessituras, Interações, Convergências, USP, São Paulo, 13 a 17 jul. 2008.

WARD, Vicent. Amor Além da Vida (When Dreams May Come). EUA: 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: