SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

Edeson dos Anjos Silva, Silvana Duarte Gonçalves dos Santos, Paulo Jonas dos Santos Júnior, Anízio Antônio Pirozi

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar a educação ambiental dentro do contexto do ensino de química e biologia para o desenvolvimento do aluno em sala de aula, que se convergem em uma nova rede conceitual estruturada na noção de desenvolvimento sustentável. Tem-se como objetivo de construir uma educação voltada para o eixo conceitual ambiente-população-desenvolvimento. A Educação Ambiental, considerada um modelo teórico, metodológico e prático que transcende o sistema educacional tradicional e atinge a concepção de meio ambiente e desenvolvimento, é concebida como uma educação para o desenvolvimento sustentável, expressa e planejada através da introdução da dimensão ambiental em os processos educativos. As principais considerações estão expostas em razão da contribuição para a dimensão ambiental através de seu objeto de estudo e nas ações disciplinares, justifica-se mediante a aquisição sistemática de conhecimentos, na formação em procedimentos metodológicos novos que serão aplicados e um aumento do desenvolvimento de valores e atitudes necessárias para o discente e também do docente, para uma futura prática profissional, capaz de contribuir adoção de estilos de vida saudáveis e formas de viver e cuidar do meio ambiente dentro e fora do âmbito institucional.


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Referências


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