Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas

Luís Rogério Gabetto de Sá, Aline Cristina Sant'Anna

Resumo


Na modalidade de Ensino Médio integrado à educação profissional técnica de nível médio, os conteúdos do Ensino Médio e da formação profissional devem ser trabalhados de forma integrada.  O objetivo deste trabalho foi a formulação de uma proposta de utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. Foram prospectados cinco grandes temas com potencial para uso dos equinos: Zoologia dos mamíferos, Metabolismo energético, Genética, Morfologia/Fisiologia e Endotermia. Assim, foram elaboradas três sequências didáticas, propostas para o 2º ano do Ensino Médio. Concluímos que é viável a utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. O uso do equino gera também benefícios educacionais extras que a relação humano-equino pode proporcionar, nas áreas psicossociais, cognitivas, de inclusão e extensão.


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