AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM

Luciano Dias de Sousa, Flávio Aparecido de Almeida

Resumo


Busca-se com a presente pesquisa analisar e compreender os métodos e as estratégias utilizados por duas professoras ao trabalhar com alunos que possuem dificuldade no processo da aquisição de leitura e escrita, nas turmas do 4° Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Manoel Quintão, localizada na cidade de Pedra Dourada/MG. Para isso, optou-se pelos princípios da abordagem qualitativa, juntamente com a pesquisa bibliográfica, dialogando essencialmente com alguns teóricos, como Emília Ferreiro (2011), Sonia Kramer (2001) e Lacerda (2002). Para o desenvolvimento deste trabalho, optou-se também pela entrevista não estruturada, como instrumento de pesquisa, buscando valorizar a fala das professoras e suas concepções diante às dificuldades de aprendizagem apresentadas por esses alunos.

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